MILHOOO-WEB

LAVOURA SADIA

O Rally da Safra 2017 deixa Cuiabá (MT) nesta terça-feira (16/5), rumo a Primavera do Leste, a cerca de 240 quilômetros da capital mato-grossense, dando sequência às análises das lavouras de milho de segunda safra (safrinha, ou de inverno). De acordo com Valmir Assarice, técnico de pesquisa da Agroconsult e coordenador da Equipe 10 da expedição, “o cenário é de produção muito boa e preços muito baixos” neste ano.

- As plantas estão sadias, sem muitas pragas, com um pouco de cigarrinha e um pouco mais de ferrugem – relatou ele, que na semana passada percorreu as lavouras do Médio-Norte do Estado.

- Aqui deve estar semelhante ao que vimos por lá – acrescentou.

Assarice comentou que o clima em 2017 tem sido favorável à cultura, ao contrário do que ocorreu no ano passado, quando a estiagem provocou quebra de produção e levou a saca do cereal a preços recordes.

-As lavouras estão muito boas, mesmo aquelas de fim de ciclo. A janela de plantio vai até 20, 25 de fevereiro, mas quem plantou depois disso também foi beneficiado pelas chuvas – explicou.

Neste ano, foram registradas precipitações em volume adequado pelo menos até abril nas regiões produtoras de Mato Grosso. Com o clima ajudando, as apostas são de que a produtividade média nacional das lavouras de milho safrinha supere neste ano a marca simbólica de 100 sacas por hectare pela primeira vez, destacou Assarice.

A estimativa pré-expedição é de que o Brasil produzirá 67 milhões de toneladas de milho de segunda safra no ciclo 2016/2017, 49% mais na comparação com 2015/2016. Responsável pela organização do Rally da Safra, a Agroconsult projeta ainda a área plantada no aís em 12 milhões de hectares, uma expansão de 10% sobre 2015/2016. Após Primavera do Leste, a Equipe 10 da expedição irá para Rondonópolis, também no sudeste de Mato Grosso. Na quinta-feira (18/5), partirá para Rio Verde, já em Goiás.

Fonte: Revista Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.