clima 2

FRENTE FRIA CHEGA AO RS

Uma frente fria avança pelo Sul da América do Sul nessa manhã de sexta-feira e deverá atingir o Rio Grande do Sul entre o final dessa manhã e começo da tarde, onde irá provocar chuvas de moderada a forte intensidade  sobre todo o Estado. Assim, não só essa sexta, mas todo o final de semana deverá ser de tempo fechado e chuvoso. Atrapalhando o pleno andamento da colheita da soja, milho e arroz. Mas não deverá trazer prejuízos aos produtores. Somente na terça-feira é que o tempo voltará a abrir na região.

Tempo firme em Santa Catarina, Paraná e Mato Grosso do Sul. Chuvas nessas localidades somente a partir da quinta-feira. Em São Paulo, Minas Gerais, Goiás e Mato Grosso, áreas de instabilidade continuarão provocando pancadas de chuvas nessa sexta-feira. Mas a partir de amanhã, sábado, as chuvas ficarão registradas ao Mato Grosso, pois em São Paulo, Goiás e Minas Gerais, o tempo abre e chuvas só a partir da quarta-feira.  Como as chuvas continuarão sobre a metade norte do Mato Grosso, muitos produtores ainda continuarão com dificuldades para realizar a colheita da soja e a finalização do milho safrinha. E as perdas na qualidade da soja só aumenta, por conta desse excesso de dias chuvosos. E esse tempo fechado e chuvoso em toda a metade norte do Estado deverá persistir ao longo da próxima semana também. Somente as regiões sul e leste do Estado é que manterão um tempo mais aberto e melhores condições aos trabalhos de campo, mas já há produtores reclamando a ausência de chuvas para o milho safrinha.

No Matopiba, apesar da sexta-feira ser de tempo aberto, com chuvas apenas na metade norte do Tocantins, Pará e Maranhão, as chuvas retornarão à toda a região a partir de manhã, sábado. E deverá se estender ao longo de toda a semana que vem. Devido ao avanço de frentes frias. De um lado essas chuvas mantem uma condição mais favorável ao desenvolvimento das lavouras, mas por outro poderão atrapalhar o andamento da colheita da soja, que já se iniciou em diversas propriedades da região, causando até novas perdas de produtividade, só que agora, pelos excesso de umidade.

Fonte: Somar Meteorologia



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.