antibioticos

PRODUTOS LIVRES DE ANTIBIÓTICOS

A utilização de promotores de crescimento naturais no tratamento de animais têm sido uma das alternativas para a indústria e para os produtores ao uso de antibióticos, já que sua aplicação melhora a saúde intestinal, as defesas orgânicas e os índices zootécnicos do animal, suprindo a necessidade do medicamento e sem contaminar a proteína animal. Em 2014, as vendas de carne de frango livre de medicamentos cresceram 34% nos Estados Unidos (EUA), tendência de mercado reforçada pelo recente anúncio da rede norte-americana de fast food McDonald’s de produzir hambúrgueres de frango somente com matéria-prima sem uso de antibióticos.

O cenário reflete a crescente pressão dos consumidores para aquisição de produtos cada vez mais naturais, o que deve ser visto como oportunidade para produtores de carnes e outros alimentos, que por sua vez precisam buscar alternativas para atender a essas exigências. A armadilha por trás do custo dos antibióticos, a percepção dos consumidores e as alternativas a sua utilização serão debatidas durante a realização do 31° Simpósio Internacional da Alltech, empresa referência em tecnologia no mercado de nutrição e saúde animal, entre os dias 17 a 20 de maio, em Lexington (EUA).

Com um histórico de pesquisas sobre o assunto, a Alltech desenvolve um programa livre de antibióticos que está no mercado há mais de 22 anos, o Actigen, elaborado com componentes naturais à base de levedura.  Sua função é reduzir os patógenos entéricos, aumentar as defesas orgânicas e atuar nos enterócitos, favorecendo o aproveitamento nutricional dos alimentos.

O CEO da consultoria brasileira de planejamento estratégico e marketing OD Consulting, Osler Desouzart, analisa a questão dos antibióticos como uma evolução do mercado.

- Nós, hoje, vivemos um darwinismo corporativo e econômico imposto pelo consumidor, ou seja, ou você se adapta ou desaparece no mercado. Não significa que é o maior quem vai prevalecer, mas sim aquele que se adaptar mais rapidamente a essas mudanças e exigências do consumidor – pondera Desouzart que atuou nas maiores indústrias brasileiras de avicultura e suinocultura (Sadia & Perdigão), e durante o Simpósio irá palestrar sobre o mercado de proteína animal.

Programação

Com um cronograma voltado principalmente ao debate conjuntural do agronegócio e a demanda mundial por alimentos, o Simpósio pretende oferecer uma ampla discussão para o setor. Segundo avalia o vice-presidente da Alltech para América Latina, Guilherme Minozzo, o evento permitirá uma atualização completa e global do agronegócio.

“Vejo uma crescente nas exigências do mercado e por isso buscamos apoiar os envolvidos na cadeia produtiva através do evento, para que possamos inovar e apresentar soluções frente aos desafios”, aponta Minozzo.

Além da abordagem setorial, voltada para inovação, os painéis do evento trazem apresentações de cases de sucesso, como a palestra do co-CEO da rede de supermercados orgânicos dos Estados Unidos, Whole Foods Market, Walter Robb.

Tradução simultânea
O evento contará com tradução simultânea para português em algumas das principais palestras, conforme a disponibilidade das salas. A expectativa de participação do público é de em torno 2 mil pessoas durante os quatro dias de evento.

Fonte:  Rural Centro

 



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