feijão

PREÇO DO FEIJÃO

Em tempos de crise econômica o valor dos alimentos também não alivia para os consumidores. Indispensável na mesa do brasileiro, o feijão é também um dos produtos que estão ficando cada vez mais caros. No último mês, o aumento foi de pelo menos 15%, o que para alguns comerciantes não é nada comum nesse período do ano.

Segundo Antônio Pereira, dono de um comércio há 40 anos, os preços normalmente costumam baixar após o mês de fevereiro, algo que não aconteceu em 2016.

- A demanda está muito grande no país e o abastecimento está pouco – aponta ele como a principal causa do aumento.

Em alguns supermercados e feiras de Teresina o feijão já está custando entre R$ 7,50 e R$ 9,0. De acordo com o Instituto Brasileiro do Feijão, de janeiro até agora o feijão carioquinha, tipo mais consumido no país, já acumula um aumento de 30% nos últimos 12 meses.

Segundo o engenheiro agrônomo João Lima, a explicação para o produtor ter ficado tão caro é o clima. Ele conta que o fenômeno El Niño, responsável por chuva em excesso de chuvas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste e pela seca no Nordeste, é o principal culpado.

- As áreas produtoras de feijão no Nordeste vem sofrendo com a falta de chuvas. Esperamos que essa alta não dure muito tempo, pois o esperado é que o período de estiagem acabe e os produtores de feijão tenham mais produtividade – falou.

Fonte: G1 – PI

 



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.