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PONTO DE ESCOAMENTO

O Porto de Ilhéus deverá se tornar ponto de escoamento dos produtos transportados pela Fiol (Ferrovia de Integração Oeste-Leste), juntamente com o Porto Sul, cuja construção ainda não foi iniciada. Segundo informações da Casa Civil do Estado, a ideia é utilizar o porto enquanto o Porto Sul não fica pronto, interligando-o à ferrovia por meio de um acesso rodoviário com aproximadamente 12 quilômetros.

Além disso, já foram definidas as opções para que o porto possa ser integrado à Fiol, o que exige o aumento da profundidade, que atualmente só permite a operação de navios de calado pequeno.

A ideia é de que o porto passe para o estado ou que seja feita uma concessão pela Codeba (Companhia Docas do Estado da Bahia), que deve licitar a área, sendo assim o concessionário fará o investimento na ampliação da capacidade de imediato.

A perspectiva é de que isso aconteça o mais rápido possível. Além disso, a expectativa é que o custo da construção do acesso rodoviário deva ficar na ordem de R$ 130 milhões a R$ 140 milhões, a depender dos detalhes do projeto. Já a melhoria do porto, que dependerá da profundidade alcançada pela dragagem, deve ficar em torno de R$ 40 milhões e R$ 50 milhões.

O Porto de Malhado deve continuar funcionando de forma interligada à Fiol mesmo após o começo da operação do Porto Sul, prevista para 2019.

Fonte: Guia Marítimo



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