SOJA-GRÃO-NOVO-WEB

PLANTIO CHEGA A 90% NO MS

O plantio de soja atingiu 90% da área plantada em Mato Grosso do Sul, conforme o Siga MS (Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio). Com isso, os produtores já devem começar a pensar nas estratégias de mercado que podem garantir bom rendimento. Esse é o foco do Circuito Aprosoja, que chega hoje (19) em São Gabriel do Oeste, a 140 quilômetros de Campo Grande.

Nesta safra, é esperada colheita de 7,4 milhões de toneladas do grão em MS, o que representa de 4,5 %, na comparação com o ciclo passado, segundo a Aprosoja (Associação dos Produtores de Soja de MS). As chuvas bem distribuídas e regulares, vindas com fenômeno El Niño, têm colaborado.

O presidente da entidade, Christiano Bortolotto, lembra que além de se preocupar com o mercado, o produtor não pode se descuidar dos imprevistos na lavoura, como as questões climáticas, que podem ajudar no desenvolvimento da planta e formação de vagens ou até mesmo danificar a lavoura.

- Por isso, a necessidade de se colocar em prática estratégias de mercado que serão apresentadas no maior evento de pré-safra do país – comenta.

O circuito começa às 19h, no Lions Clube de São Gabriel do Oeste, que fica na Rua José Honório Sobrinho, 1042, no Bairro Capão Redondo II. Haverá palestra do engenheiro agrônomo e analista de mercado, Fernando Muraro Junior. Com o tema “Soja e Milho: Safra 2015/2016”, o analista propõe que os agricultores façam planejamento da produção e prospecção de vendas e dá dicas de comercialização.

- Alguns estados comercializam quase que integralmente em dólar, outros vendem em reais, características de um país pulverizado com diferentes cenários. Essas diferenças precisam ser levadas em consideração – comenta Muraro.

O Circuito já percorreu neste ano os municípios de Dourados, Chapadão do Sul, Maracaju, Coxim, Rio Brilhante, Sidrolândia, Amambai, Sidrolândia e Naviraí. A última etapa do evento será no dia 27 de novembro, em Campo Grande, durante o MS Agro, seminário realizado pela Aprosoja/MS e a Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS).

Fonte: Campo Grande News.



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.