drone_portal

PARANÁ PODE SE TORNAR POLO DOS CAFÉS ESPECIAIS NO BRASIL

O Paraná já foi o maior produtor de café do Brasil, com uma produção superior a 20 milhões de sacas, mas hoje o Estado não produz mais que dois milhões. No entanto, muito mais do que volume, o setor está investindo para se tornar referência no quesito qualidade. E aos poucos os produtores estão alcançando esse objetivo. A produção de cafés especiais cresceu entre 10% a 15% em relação ao volume colhido nos últimos 10 anos.
Conforme o secretário estadual de Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, o estado está buscando agregar valor a sua produção e produzir café de qualidade. “Se não produzimos em volume, vamos nos tornar polo de qualidade através do esforço dos produtores e do investimento em tecnologia”, afirma.
Tecnologia que pode ser transferida ao produtor através, entre outras ações, do concurso Café Qualidade Paraná, realizado há 13 anos. Para o secretário executivo da Câmara Setorial do Café, Paulo Franzini, o objetivo do concurso é fortalecer a cafeicultura e apresentar à sociedade o potencial do Paraná para a produção de cafés especiais. “Isso possibilita aos cafeicultores a conquista de novos mercados, ampliando a oportunidade de negócios e consequentemente, o aumento da renda no campo”, afirma.
É o caso da produtora rural Ceres Trindade de Oliveira Santos. Bisneta de cafeicultores, Ceres viu na especialização uma oportunidade de criar novos negócios. “Café de qualidade exige mais dedicação desde o plantio até a colheita. Apesar dos custos um pouco mais caros, o retorno financeiro compensa muito”, explica Ceres, que venceu o concurso estadual na categoria natural. Para a produtora que ganhou na categoria cereja descascado, Eloir Inocência Nogueira de Souza, antes do concurso ela não sabia o valor do café. “Eu produzia, mas não cuidava e vendia para o 1º que aparecia. Hoje sei que se investir posso ter uma boa renda”, conta.
Franzini também reitera a importância dos produtores se especializarem para que o Estado possa produzir ainda mais cafés especiais. “Queremos legitimar o Estado como um dos melhores cafés do país e esta solenidade que estamos realizando aqui na Seab demonstra a força que temos”, completa.
Fonte: Gazeta do Povo Online

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.