feijão-web

O GENOMA DO FEIJÃO

Uma equipe de pesquisadores de Brasil, Argentina, México e Espanha fez o sequenciamento do genoma do feijão, em um trabalho com participação da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa). Em nota, o Ministério da Agricultura (Mapa), avaliou que os resultados da pesquisa poderão ajudar no desenvolvimento de variedades mais resistentes a doenças e com melhor rendimento no campo.

O mapeamento foi feito com a espécie Phaseolus vulgaris, cujo tipo de grão é o mais consumido no mercado brasileiro. Envolveu a montagem de 620 milhões de pares de do genoma, que possibilitou a identificação de mais de 30 mil genes.

- Os programas de melhoramento agora detêm uma informação valiosa que auxiliará fortemente a pesquisa para o desenvolvimento de cultivares com caracteres agronômicos desejáveis e mais adaptadas aos diferentes ecossistemas – afirmou, no comunicado do Mapa, Rosana Vianello, pesquisadora da Embrapa que liderou a parte brasileira do estudo.

Fonte: Revista Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.