TRIGOOO-WEB

NOVA CULTIVAR COM POTENCIAL

A nova cultivar de trigo BRS 394, lançada pela Embrapa em dia de campo realizado no último mês de setembro na região do PAD-DF, confirmou na safra 2015 seu elevado potencial de produtividade e alta qualidade de panificação. Em lavouras de produção de sementes, essa cultivar produziu em média 120 sacos/hectare, com registro de algumas propriedades que conseguiram até 125 sacos/hectare com ciclo total de 120 dias da emergência das plantas até a colheita.

- Esses números apenas reforçam no campo a qualidade desse material. Sabemos do seu potencial genético e acreditamos que se o produtor utilizar toda a tecnologia disponível ele alcança tranquilamente até 140 sacos/hectare – afirma o pesquisador da Embrapa Cerrados, Júlio César Albrecht.

Segundo Albrecht, os grãos produzidos são de excelente qualidade industrial para panificação.

- A força de glúten foi de aproximadamente 350 joules (unidade que mede a força de glúten) e a estabilidade em torno de 23 minutos. Essas são as principais características de qualidade para atender o mercado comprador – ressalta.

A força de glúten está ligada à quantidade de proteínas que formam o glúten, permitindo o crescimento da massa durante o processo de panificação. Já a estabilidade indica a resistência da massa ao tratamento mecânico e ao processo fermentativo na fabricação do pão.

Na região do Cerrado de Minas Gerais, Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso e Oeste da Bahia foram plantados na última safra 100 mil hectares de trigo, um aumento de 10% se comparado à safra anterior. O incremento de produtividade nessas áreas foi de 13% (seis mil quilos por hectare no trigo irrigado e dois mil e quinhentos no trigo de sequeiro) e de produção de 18% (300 mil toneladas).

- As chuvas que ocorreram no período da colheita em algumas regiões não prejudicaram a qualidade dos grãos – afirmou o pesquisador.

A cultivar BRS 394 foi obtida a partir do cruzamento de uma variedade da Embrapa (Embrapa 22) com outra proveniente do International Maize and Wheat Improvement Center (Cimmyt), aliando qualidade e produtividade. Após cinco anos de avaliação (2010 a 2014) em propriedades de Unaí (MG), Cristalina (GO), Planaltina (DF), São Gotardo (MG) e Coromandel (MG), a cultivar foi indicada para o Distrito Federal e os estados de Goiás, Minas Gerais, Oeste da Bahia e Mato Grosso. O novo material estará disponível para os produtores em 2016 (consulte a relação de revendedores licenciados aqui).

Produtividades elevadas no Cerrado – utilizando a cultivar BRS 264, o agricultor que obteve produtividade recorde de trigo foi Paulo Roberto Bonato, do município de Cristalina (GO). Ele conseguiu uma média de 134 sacos por hectare ou 8.040 kg/hectare de grãos de excelente qualidade industrial. Da safra de 2010 até a safra de 2015, essa foi a cultivar mais plantada no Cerrado e ocupou em torno de 90% da área cultivada com trigo na região.

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.