drone_portal

NASCENTE DO PARQUE VACA BRAVA PASSA A SER MONITORADA PELO SENAR GOIÁS

Goiânia/ Goiás (23 de novembro de 2015) – Quem passou pelo Parque Vaca Brava na manhã desta sexta-feira (20) se deparou com um cenário deferente. Além da rotineira caminhada, o local ganhou uma ação voltada para a preservação do meio ambiente. Trata-se do lançamento do Programa Nacional Proteção de Nascentes, que reuniu adultos, crianças e representantes do setor agropecuário. Percorrendo vários municípios goianos em busca de aliados no trabalho em prol do meio ambiente, a Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural em Goiás (SENAR Goiás), mostraram a preocupação do setor com a qualidade da água. A ação contou com a parceria da Câmara Municipal.

A iniciativa faz parte das ações da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Administração Central do Senar, que em março deste ano fizeram o lançamento nacional do Programa com o objetivo de proteger e recuperar nascentes em todo o Brasil, envolvendo a participação de todos os estados. Em Goiás, já vestiram a camisa em prol do meio ambiente os municípios de Aparecida de Goiânia, Bela Vista de Goiás, Orizona, Itaberaí, Silvânia, Rubiataba, Alexânia, Trindade, Niquelândia, Anápolis e Ouvidor.

Na manhã da última sexta-feira (20), iniciativa contou com alunos da Escola Municipal Maria Camargo. Os alunos da Escola Municipal Maria Camargo vestiram a camisa da proteção ao meio ambiente e sujaram as mãos plantando mudas de espécies nativas às margens da nascente. Guiados pela diretora, Meire de Fátima, o grupo ainda participou de uma palestra para entender melhor o que pode ser feito para cuidar de um dos recursos mais valiosos que existe: a água.

Ao todo, aproximadamente 160 nascentes já foram identificadas, cercadas, limpas, cadastradas e seguem sendo monitoradas. Trata-se das cinco etapas do Programa, que conta ainda com o controle da erosão e o replantio de espécies nativas no local. O presidente do Conselho Administrativo do SENAR Goiás, José Mário Schreiner, esteve no local falando sobre a iniciativa e apresentando outras ações das entidades em prol do meio ambiente, como o Programa Agricultura Urbana e o Agrinho.

Ele aproveitou para ratificar a importância da parceria entre a entidade e a Câmara Municipal. “É por meio dessa casa legislativa que ficamos mais próximos da população”, disse. Schreiner, que também é presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (FAEG), explica que a meta nacional é proteger mil nascentes até o final do ano, e que em Goiás o objetivo é recuperar cerca de 500 nascentes.

No caso do Vaca Brava, Schreiner ainda destaca outra parte importante do trabalho em prol do meio ambiente: as parcerias. Toda a área do parque está sob responsabilidade da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e a intenção é que FAEG e SENAR contribuam com o trabalho que já vem sendo realizado. “Nós vamos identificar a nascente, cadastrá-la e monitorá-la juntamente com a AMMA. Assim, se houver necessidade de cercar o local e plantar outras mudas nativas o processo será feito rapidamente”, diz. “A família FAEG e SENAR Goiás também são parceiros da iniciativa. Eles irão vestir a camisa da proteção do meio ambiente e ajudar na limpeza do parque”, completa.

Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás – FAEG
Texto – Michelle Rabelo
Fotos – Fredox Carvalho
http://sistemafaeg.com.br/

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.