Indiano

ÍNDIA QUER IMPORTAR SÊMEM DE ZEBU

Na Índia existe um provérbio de que quem tem uma vaca pura em casa está mais longe das doenças. Essa cultura faz aumentar, ainda mais, o interesse de criadores daquele País pelo Zebu. É que somente as raças zebuínas têm A2 – proteína no leite que evita muitas doenças, inclusive o Autismo.

Por isso, o maior produtor mundial de leite está negociando com o Brasil a importação de sêmem e embriões das raças Gir, Nelore, Guzerá e Sindi. O melhoramento feito de Zebu para o leite no Brasil interessou aos indianos.

O direto da FarmsGroup, Pablo Souza (à direita), conversou com o escritor e o indiano no Museu do Zebu, durante a Expozebu, em Uberaba/MG.

O direto da FarmsGroup, Pablo Souza (à direita), conversou com o escritor e o indiano no Museu do Zebu, durante a Expozebu, em Uberaba/MG.

A importação está sendo negociada por uma fundação de preservação das raças zebuínas na Índia e o Governo de Andhra Pradesh – Estado de origem do Nelore – com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ).

O indiano que está intermediando as negociações, Venugoopal Ankush, veio visitar a Expozebu em Uberaba/MG e foi recepcionado pelo escritor de livros sobre zebu e grande conhecedor do assunto, José Otavio Lemos.



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.