boi-mais-um-web

ICMS DO GADO EM TOCANTINS

A Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafrigo) criticou o governo de Tocantins por reduzir o Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para a venda de gado vivo para outros estados. A alíquota, antes de 7% passou a ser de 4%.

- Compromete toda a cadeia produtiva ao elevar a ociosidade já bastante alta existente nos frigoríficos locais exatamente pela falta de matéria-prima – disse o presidente executivo da associação, Péricles Salazar, em nota.

Segundo a entidade, os frigoríficos de Tocantins têm capacidade de abater cerca de 2 milhões de cabeças por ano, mas a produção atual está pouco acima de 900 mil. Na avaliação da Abrafrigo, a redução do imposto tira competitividade da indústria do Estado e tende a gerar desemprego.

- O incentivo a saída de gado vivo do Estado vai comprometer ainda mais o emprego e a geração de renda do Tocantins – diz Salazar.

Fonte: Revista Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.