drone_portal

ESTAÇÕES VÃO MOSTRAR COMO REDUZIR OS IMPACTOS AMBIENTAIS NO MEIO RURAL

Os produtores rurais estão cada vez mais conscientes de que o futuro da agropecuária está atrelado à recuperação, preservação e valorização dos recursos naturais, com o aproveitamento correto para uma produção sustentável, como solo fértil, topografia favorável, clima generoso, extensão territorial, tradição e domínio das modernas tecnologias. Mas para ampliar essa conscientização no meio rural, a TECNOSHOW COMIGO 2016 terá em sua programação, de 11 a 15 de abril, o ‘Espaço Ambiental’. A atividade assume o lugar do Circuito Ambiental, realizado em edições anteriores da feira.

Segundo o engenheiro ambiental da Cooperativa Agroindustrial dos Produtores Rurais do Sudoeste Goiano (COMIGO), Reginaldo Passos, a proposta é reunir em estações diferentes temas ambientais que serão abordados, permitindo aos visitantes acompanhar demonstrações de soluções, ferramentas, ações ou ideias do que pode ser aplicado nas propriedades para reduzir os impactos ambientais. “Além de ver as estações, o visitante vai poder interagir com os instrutores, que estarão presentes demostrando o passo a passo de como construir as estações dentro das propriedade”, relata.

De acordo com ele, serão projetos diferentes no ‘Espaço Ambiental’, que poderão ser aplicados na zona urbana, especialmente em locais onde não existem rede de esgoto doméstico. Para a realização das atividades, a organização da feira terá o apoio de parceiros, como Emater Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Secretaria das Cidades e Meio Ambiente (Secima) e Polícia Ambiental do Estado de Goiás.

1ª Estação – Bacia/Tanque de Evapotranspiração (BET e/ou TEVAP)
A Bacia de Evapotranspiração, conhecida popularmente como “fossa de bananeiras”, é um sistema fechado de tratamento de água negra, aquela usada na descarga de sanitários convencionais. Este sistema não gera nenhum efluente e evita a poluição do solo, das águas superficiais e do lençol freático. Por meio do sistema, os resíduos humanos são transformados em nutrientes para plantas e a água só sai por evaporação, portanto completamente limpa. Um dos pré-requisitos para o uso da BET é a separação da água servida na casa, em águas cinza e negra. Apenas a água negra, a que sai dos sanitários, deve ir para a fossa. A água cinza, aquela que sai da máquina de lavar, pias e chuveiros, deve ir para outro sistema de tratamento como um círculo de bananeiras.

2ª Estação – Círculo de Bananeira
É usado para tratar as águas usadas da casa (pias, tanques e chuveiros) – as chamadas águas cinzas. Também beneficia a produção de bananas em escala humana. No caso das bananeiras percebeu-se que elas, como outras plantas de folhas largas como o mamoeiro, evaporavam grandes quantidades de água e estabeleceu-se assim uma relação com as águas cinzas das residências. Essa ligação é feita entre a necessidade de se tratar a águas que saem das pias e chuveiros das residências com a grande capacidade de evaporar (tratar) dos círculos de bananeiras.

3ª Estação – Proteção/Recuperação de nascentes
Será mostrado o passo a passo de como proteger as nascentes: http://www.canaldoprodutor.com.br/sobre-sistema-cna/projetos-e-programas/programa-especial-de-protecao-de-nascentes#wrapper

4ª Estação – Polícia Ambiental
Parceria com a Polícia Ambiental do Estado de Goiás, que apresentará o projeto Educação Ambiental. Nesta estação, cada visitante irá ver diversos animais silvestres empalhados, saber o nome, conhecer as características, hábitos, função no meio ambiente, saber se estão em extinção e diversas outras particularidades.

5ª Estação – Estação COMIGO
Serão apresentados, por meio de exposição e materiais gráficos, as ações ambientais desenvolvidas pela COMIGO.

6ª Estação – Distribuição de mudas
Ficará separada das outras, na área do bosque, para a distribuição de mudas nativas do Cerrado, durante os cinco dias de feira. Para receber as mudas, o visitante terá de fazer primeiro um cadastro, informando seus dados pessoais e o local onde essas mudas serão plantadas.

TECNOSHOW COMIGO 2016
A 15ª edição da TECNOSHOW COMIGO será realizada de 11 a 15 de abril, no CTC, em Rio Verde (GO). Consolidada como uma das principais feiras de tecnologia rural do Brasil, sendo a maior do Centro-Oeste, o evento oferecerá aos visitantes de diversas regiões do Brasil o que há de mais moderno em máquinas, veículos e equipamentos agropecuários, insumos, plots agrícolas com vários experimentos, além de demonstrações de resultados de pesquisas, palestras, dinâmicas de pecuária e de máquinas, lançamentos de novas variedades para diversas culturas, ações socioambientais, entrega do Prêmio de Gestão Ambiental Rural COMIGO, entre outras atividades. Instituições financeiras também estarão presentes com linhas de crédito e financiamento voltadas para o produtor rural.

Mais sobre a TECNOSHOW COMIGO
Com a proposta de auxiliar o produtor rural, a COMIGO iniciou, em 2002, o trabalho de geração e difusão de tecnologias agropecuárias, em Rio Verde, numa área que hoje ultrapassa 130 hectares (área total do CTC), onde a cooperativa promove experiências tecnológicas o ano todo, em parceria com diversas instituições de pesquisa, de ensino e outras empresas.

FICHA TÉCNICA
15ª edição da TECNOSHOW COMIGO
Data: 11 a 15 de abril de 2016 (segunda a sexta-feira)
Local: Centro Tecnológico COMIGO (CTC) – Rio Verde – GO (Anel Viário Paulo Campos, Km 7, Zona Rural)
Horário: 8 às 18 horas
Serviço: Geração e Difusão de Tecnologias Agropecuárias, Exposição e Dinâmicas de Máquinas e Equipamentos, Palestras, Exposição de Animais e Dinâmicas de Pecuária.
Site: www.tecnoshowcomigo.com.br
Twitter: @tecnoshowcomigo

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.