drone_portal

Escoamento da madeira no Paraná ocorre via terrestre

O setor florestal aparece apenas na 9.ª colocação no ranking do Valor Bruto de Produção (VBP) do Paraná. Ainda assim, a atividade tem significativa importância para outros setores, como construção civil, automobilística, farmacêutica, alimentícia e, claro, para o agronegócio. O setor florestal fornece, entre outros produtos, lenha, carvão vegetal e madeira serrada para, por exemplo, aquecimento dos milhares de aviários espalhados pelo Paraná.

A madeira retirada das florestas segue até as indústrias de beneficiamento e serrarias por via terrestre. O transporte das toras ocorre num raio máximo de 150 quilômetros entre as propriedades e as empresas, pois distância maior é um fator limitador devido ao elevado custo do frete.

Após o beneficiamento da madeira, os produtos deixam o Brasil com destino a diversos países, como Estados Unidos, China, Inglaterra e Alemanha, pelos portos de Paranaguá, no Paraná; Itajaí, Navegantes e São Francisco do Sul, em Santa Catarina. Em 2015, o Paraná foi o segundo Estado que mais exportou madeira, atrás apenas de São Paulo.

Leia a matéria completa aqui.

A notícia Escoamento da madeira no Paraná ocorre via terrestre apareceu pela primeira vez em Sistema FAEP.

Fonte: Sistema FAEP



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.