drone_portal

EMISSÕES DA PECUÁRIA COMEÇAM A SER MONITORADAS NO MATO GROSSO DO SUL COM FERRAMENTA CRIADA PELO WRI BRASIL

O governo do Mato Grosso do Sul assumiu o compromisso de neutralizar suas emissões de GEE e com apoio do WRI Brasil e da  Embrapa Gado de Corte vai passar a medir as emissões provocadas pelo setor agropecuário, que representam mais de 62% do total de emissões do país. O monitoramento das emissões nas fazendas será feito através de uma ferramenta criada pelo WRI especificamente para o Brasil e vai ajudar a medir os esforços para reduzir o impacto da cadeia de produção de carne, a principal fonte de emissões proveniente da produção de alimentos.
O WRI (instituição de pesquisa global que atua em mais de 140 países) já desenvolve protocolos que são usados para inventariar as emissões de empresas, estados e países e apresenta o protocolo para a agropecuária brasileira na abertura do 2º Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (SIGEE), em Campo Grande nesta terça-feira, 07 de junho.
A ferramenta melhora a gestão empresarial das emissões do setor e utiliza metodologias específicas para o Brasil. O monitoramento é capaz de medir a redução de emissões causadas pelo uso de tecnologias e boas práticas para intensificar a produção na pecuária. E já vem sendo usada pela trader AMaggi e também no programa Novo Campo do Instituto Centro de Vida (ICV), em Mato Grosso.
Além do compromisso de recuperar mais de 2 milhões de hectares de pastagens degradadas, o governo do MS pretende incentivar a adoção da pecuária sustentável no estado, usando a ferramenta do WRI para medir esta redução. A parceria com a Embrapa irá ajudar a popularizar a ferramenta.  “O Mato Grosso está fazendo a sua parte e esse é o momento de outros estados e empresas seguirem o mesmo caminho. É fundamental a criação ou atualização de políticas ambientais que se tornem ações concretas na redução de emissões”, acredita Viviane Romeiro, Coordenadora de Mudanças Climáticas do WRI Brasil, que vai demonstrar a ferramenta no evento. 
Evento:
2º Simpósio Internacional sobre Gases de Efeito Estufa na Agropecuária (SIGEE)
Website: http://cloud.cnpgc.embrapa.br/sigee2016/
Data: 7 a 9 de junho de 2016
Local: Centro de Convenções Arquiteto Rubens Gil de Camillo – Campo Grande – MT
Fonte: WRI

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.