drone_portal

EMBAIXADORA E MINISTRO DA COLÔMBIA VISITAM SISTEMA FAEB/SENAR

Salvador / Bahia (09/11/2015) – Com a proposta de estreitar os laços entre Brasil e a Colômbia e conhecer um pouco mais da produção agropecuária da Bahia, principalmente a fruticultura, a embaixadora da Colômbia, Patrícia Cárdenas, e o ministro conselheiro do país, Juan Pablo Hernandez de Alba visitaram a sede do Sistema FAEB/SENAR e também foram a campo conhecer mais de perto a produção local.

Na quinta-feira passada, 5 de novembro, as autoridades foram até a unidade da Embrapa Mandioca e Fruticultura, localizado na cidade de Cruz das Almas, que fica a 146 quilômetros de Salvador. O vice-presidente da Federação da Agriculta e Pecuária do Estado da Bahia (FAEB), Humberto Miranda; a superintendente do SENAR Bahia, Carine Magalhães; o gerente técnico, Rui Dias e o assessor regional da instituição, Raul Magno acompanharam as autoridades na visita.

Domingo Haroldo Reinhardt, responsável técnico pela unidade, recebeu a comitiva e explicou a atuação da Embrapa em todo o Brasil. Em seguida, apresentou o funcionamento da unidade de Mandioca e Fruticultura do estado, que conta com “com mais de 70 pesquisadores com ampla experiência desde recursos genéticos à socioeconomia, passando por melhoramento genético, fitotecnia, fitossanidade, nutrição vegetal, dentre outros”. Ele acrescentou ainda que “essas visitas internacionais assim são de grande importância, uma vez que abrem precedentes para novas parcerias de atuação no ramo da fruticultura”.

Em seguida o engenheiro agrônomo da Embrapa, Francisco Laranjeira guiou os visitantes para conhecer o trabalho da unidade, que abrange uma área de 260 hectares, com laboratórios, telados, casas de vegetação, biofábrica e centro de tecnologia em mandioca. A Embaixadora da Colômbia ficou entusiasmada com o que viu e ressaltou que “esse trabalho realizado em Cruz das Almas é muito importante. A estrutura do centro e a dedicação dos funcionários merecem destaque. Temos uma boa produção no campo da fruticultura, e se agregarmos a essas técnicas vistas aqui, certamente vamos crescer ainda mais”, afirmou.

No dia seguinte, a comitiva visitou a sede do Sistema FAEB/SENAR, em Salvador, onde foi recebida pelo Presidente da instituição e da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins da Silva Junior. Ele explanou às autoridades colombianas um panorama da agricultura na Bahia. “Temos uma produção muito diversificada aqui no estado, desde a fruticultura, pecuária, grãos, agricultura. É muito importante essa troca de experiências”, explicou. Em seguida, João Martins apresentou ainda os programas e cursos que são oferecidos pela entidade que atendem mais de 50 mil produtores rurais por ano, gratuitamente, nas mais diversas cadeias produtivas do estado.

Ao fim do encontro, o ministro conselheiro da Colômbia Juan Pablo agradeceu a receptividade e afirmou: “Saio daqui satisfeito com o que vi nesses dois dias. Conhecer de perto a forma como vocês produzem e as técnicas que empregam na agricultura foi muito enriquecedor. Certamente essa semente lançada aqui hoje renderá bons frutos no futuro”, declarou o ministro.

Federação da Agricultura e Pecuária da Bahia – FAEB
faeb.org.br/

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.