colheitaa-meio-oeste-web

COLHEITA DA INCERTEZA

A colheita de soja da safra 2015/16 começa a dar os primeiros passos no Brasil. Nos dois principais estados produtores do país, Paraná e Mato Grosso, já há registro de atividades de campo, ainda que de forma pontual. A entrada das máquinas ocorre sob incerteza, em virtude da escassez de chuvas do Centro-Oeste e da ameaça da ferrugem asiática nos campos do Sul.

No Paraná os primeiros movimentos de colheita começam nas regiões de Cascavel e Pato Branco. Cerca de 1,5 mil hectares já foram colhidos no Sudoeste, conforme dados da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (Seab). Já no Oeste,

- Algumas áreas isoladas de soja iniciam a colheita ainda esta semana, com estimativa de aproximadamente 130 sacas por alqueire [53 sacas por hectare] – conforme apontam os técnicos da entidade, em nota.

O avanço da colheita paranaense ainda deve levar mais alguns dias. Conforme a Seab, apenas 5% das lavouras do estado estão em fase de maturação. A maior parcela (54%), está no estágio de frutificação.

Já em Mato Grosso, mesmo com o início da colheita, ainda paira a preocupação com o calor excessivo e a possibilidade de replantio. Leste e Norte do estado são as regiões mais afetadas pela escassez de chuvas.

- As precipitações não foram suficientes. Nos bolsões onde já havia perdas, não há mais recuperação, apenas em locais onde as plantas estavam em estádio vegetativo – explica Nery Ribas, diretor técnico da Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja).

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.