clima-ewebbb

CLIMA PARA COLHEITA

Pelas imagens de satélite é possível observar muitas áreas de instabilidade sobre a metade norte do Mato Grosso, Rondônia e em grande parte da região Norte, onde há registros de chuvas. Com isso, os trabalhos de colheita da soja estão paralisados em diversas propriedades rurais dessas localidades, gerando perdas na qualidade dos grãos. Há relatos de que 30% das cargas apresentam grãos ardidos, mofados ou em estado de germinação. E esse padrão meteorológico deverá se manter inalterado até amanhã.

Somente na quinta-feira é que o tempo começará a abrir e com isso, a colheita poderá prosseguir sem maiores transtornos. Por outro lado, essas mesmas chuvas que vem ocorrendo não só no Mato Grosso, mas também em Goiás e no triângulo e sul de Minas Gerais estão possibilitando a manutenção da umidade do solo, garantindo boas condições ao desenvolvimento das culturas. Há previsão para ocorrência de pancadas de chuvas isoladas sobre São Paulo e metade norte do Mato Grosso do Sul entre o final da tarde e noite dessa terça-feira. E a semana será marcadas pela ocorrência de mais pancadas de chuvas na região Sudeste.

Já em toda a região Sul, metade norte de Minas Gerais, Matopiba e no Espirito Santo a terça-feira será mais um dia de tempo abafado e com baixa possibilidade para ocorrência de chuvas generalizadas. No máximo poderão vir a ocorrer pancadas de chuvas muito isoladas e de baixa intensidade ao longo do dia. Insuficientes par elevar os níveis de umidade do solo, que continuam baixas em toda faixa nordeste do Brasil. As chuvas só deverão retornar à essas localidades durante esse próximo final de semana. Até lá o tempo permanecerá seco e quente.

No Sul, são esperadas chuvas entre essa quarta e quinta-feira no Paraná, Santa Catarina e sul do Mato Grosso do Sul. E no sábado o avanço de uma frente fria irá provocar chuvas fortes na região de divisa entre o Rio Grande do Sul e Uruguai. Sendo que o final de semana será de chuvas em todo o Estado gaúcho.

Fonte: Somar Meteorologia



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.