LAVOURAS-RUIMMM-WEB

CIDADES DECRETAM EMERGÊNCIA

Além de transtornos com alagamentos, a chuva que atinge parte do Rio Grande do Sul provoca prejuízos em lavouras. Cinco cidades decretaram situação de emergência, e outras nove também registraram prejuízos, totalizando 14, de acordo com a Defesa Civil.

Decretaram emergência as prefeituras de Chuí e Santa Vitória do Palmar, no Extremo Sul do Rio Grande do Sul; de Candiota, na Campanha gaúcha, de São Francisco de Assis, na Região Central, e Arroio Grande, no Sul. As duas últimas tiveram a situação reconhecida pela Defesa Civil. O órgão diz que acompanha a situação em todas as cidades.

Apesar de continuar chovendo, nas duas cidades não há mais famílias desalojadas. Todas voltaram para casa. Os municípios ainda têm 10 dias para finalizar todo o levantamento exigido para conseguir ajuda do governo.

De acordo com a Defesa Civil de Santa Vitória do Palmar, um levantamento preliminar aponta perdas de cerca de 12% na área plantada com arroz, e 25% nas lavouras de soja. Algumas propriedades estão isoladas pela água devido às más condições das estradas, e um trecho da BR-471 ficou em meia pista devido ao alagamento. No Chuí, a Emater calcula quebra de 35% no arroz e 25% na soja, mas se a chuva não der trégua, os prejuízos nas plantações podem alcançar os 80%.

Segundo a Defesa Civil, a possibilidade de chover forte no Extremo Sul e no Oeste do estado prossegue até esta quinta-feira (21), devido às áreas de instabilidade na Argentina e no Uruguai. Nesta terça, os maiores acumulados devem ser observados no Sul, e nos dias seguintes, a Fronteira Oeste e parte da Campanha deverão ser atingidos, e pode haver temporais na Região Central, no Sul e em parte do Leste.

Municípios com prejuízos:
São Francisco de Assis
Herval
Candiota
Chuí
Arroio Grande
Santa Vitória do Palmar
Hulha Negra
Dom Pedrito
Rosário do Sul
Aceguá
Bagé
Jaguarão
Quaraí
Pinheiro Machado

Fonte: G1



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.