CARNE-FRANGO-WEB

CARNE DE FRANGO

Partindo da produção anterior de pintos de corte e levando em conta, ainda, o volume de carne de frango exportado no mês, a APINCO estimou que em outubro passado foram produzidas no País perto de 1,125 milhão de toneladas de carne de frango, volume 2,12% inferior ao registrado um ano antes, em outubro de 2017.

Comparativamente ao mês anterior, setembro de 2018, registra-se, nominalmente, aumento de 2,86%. Vale lembrar, entretanto, que outubro é mês mais longo, com 31 dias. Isso considerado, a média diária produzida no mês, de pouco mais de 36 mil toneladas, ficou cerca de meio por cento abaixo do volume estimado para setembro.

Transcorridos 10 meses de 2018, o volume acumulado vai pouco além de 11 milhões de toneladas, resultado que sugere redução de 2,88% sobre idêntico período de 2017. Projetada para a totalidade do ano, a média mensal atual indica produção total da ordem de 13,247 milhões de toneladas, 2,7% a menos que o registrado em 2017.

Como, porém, há uma tendência natural de produção maior no bimestre final do ano, o total anual pode chegar aos 13,280 milhões de toneladas, mantendo-se no mesmo nível observado nos 12 meses encerrados em outubro passado. Mesmo assim, a redução no ano seria superior a 2%.

Notar que, nessas projeções, o peso médio do frango estimado para 2018 é o mesmo de 2017. Ou seja: bastam pequenos ganhos de produtividade para o resultado negativo sofrer reversão. Aliás, os números do IBGE para os três primeiros trimestres do ano apontam aumento de meio por cento nos abates realizados em estabelecimentos inspecionados.

Fonte: Avisite



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.