TECNOLOGIA E AGRICULTURA

TECNOLOGIA PARA O AGRONEGÓCIO

A consultoria especializada em estratégias de negócio e tecnologia, SPRO IT Solutions, está lançando um sistema de geração e análise de dados através de sensores para o agronegócio. A tecnologia é baseada em conceitos de Internet das Coisas (IoT), dados em nuvem e Big Data aplicados para o campo.

Na gestão avícola, os sensores são capazes de reunir informações relacionadas à produção animal, como consumos de água e ração, umidade, temperatura, luminosidade, CO2, energia, peso diário, conversão alimentar e índices de mortalidade. Além disso, o sistema conta com uma estação meteorológica conectada à internet para acompanhamento de variáveis climáticas, como temperatura e índice pluviométrico.

Assim, o produtor rural e a agroindústria podem recebem informações em tempo real que são convertidas em alertas, em caso de desvios de qualquer processo.

- Criando rotinas ágeis, ambos ganham em eficiência em toda a cadeia produtiva, reduzindo custos e perdas – explica o presidente-executivo da SPRO IT Solutions, Almir Meinerz.

A tecnologia já foi aplicada em granjas avícolas no interior do Paraná e também atende atividades como piscicultura, suinocultura e bovinocultura de leite.

- Hoje, o produtor é o empresário do campo; e as cooperativas cumprem um papel essencial na produção brasileira. Este controle, aliado a sistemas de gestão, permite a estes atores tomadas de decisão rápidas, assertivas e seguras, em tempo real. O resultado é um aumento exponencial da produtividade – complementa Meinerz.

O sistema foi desenvolvido pela SPRO IT Solutions após a aquisição de parte do capital societário da E-Aware Technologies, de Porto Alegre (RS), empresa criada dentro do grupo de pesquisa de Automação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A organização desenvolve sensores sem fio de acordo com as características das empresas clientes.

O CEO da E-Aware, Jean Winter, afirma que entre as vantagens da tecnologia de sensoriamento estão a autonomia de energia e facilidade de instalação.

- Nem sempre há uma estrutura suficiente para distribuir e pulverizar a tecnologia no campo – explica. 

Winter conta que, na indústria, a tecnologia vai além da automação de maquinários, tornando os processos mais sustentáveis.

- Por meio dos sensores, é possível diagnosticar, por exemplo, perdas ou desvios, manutenção mediante desgaste em máquinas e equipamentos, e realizar a medição de ambiência em diferentes setores, em tempo real. A indústria consegue, assim, solucionar qualquer problema antes mesmo de realizar sua manutenção preventiva. –

Fonte: Redação Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.