SAUR – DE SUL A NORTE

 

A convite da SAUR – especialista na produção de equipamentos para movimentação de cargas – a equipe do Portal Agronovas cruzou o Brasil de sul a norte até o Complexo Portuário de Miritituba, distrito de Itaituba, no estado do Pará. A indústria de Panambi/RS é pioneira no País na fabricação de Plataformas para Descarga de Granéis e também é a primeira empresa a entregar tombadores até a nova rota de exportação de grãos.

Durante 12 dias, acompanhamos três carretas transportando peças, equipamentos e duas plataformas de 30 toneladas com 26 metros de comprimento pelas estradas brasileiras. Pelo caminho encontramos belas paisagens, trânsito pesado, estradas perigosas, curiosidades locais como o distrito onde todos andam de moto e sem capacete, e principalmente, registramos o Brasil que produz. Entrevistamos agricultores, agrônomos, o gerente de operações do maior produtor individual de soja do mundo com 280 mil hectares e o gerente do primeiro transbordo de graneis flutuante do País.  Com câmeras e imagens aéreas de drone, a equipe de reportagem flagrou a produção agrícola em seis estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Pará. Neste cenário rural, cruzamos o Brasil, com equipamentos da SAUR que contribuem para mover esta engrenagem potente chamada agronegócio.

A partir de agora vamos apresentar uma série de seis reportagens “SAUR – De sul a norte” com detalhes desta longa jornada. Na primeira você vai conhecer o trabalho da equipe da SAUR no carregamento desta carga gigantesca e os cuidados necessários para manter a qualidade dos equipamentos até chegar ao cliente que está há mais de 3.300 km de distância. Pela estrada, a carretas vão passar por uma das principais regiões produtoras de grãos do Rio Grande do Sul e o primeiro dia deste longo percurso termina com a bela paisagem da Ponte do Rio Uruguai na divisa com Santa Catarina.

Embarque nesta viagem! Veja a reportagem em vídeo!  

(Na terça-feira, na segunda reportagem da série “SAUR – De sul a norte” as carretas ingressam em Santa Catarina, reduzem a marcha para cruzar pelo trânsito urbano em cidades onde o agronegócio movimenta a economia, enfrentam a serra catarinense com curvas perigosas, mas de visual encantador e estacionam no segundo maior estado produtor de soja do País – o Paraná).



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.