uva-webbb

SAFRA DE UVA

Ao que tudo indica a safra de uva de 2018 deve ser a melhor da década. Isso deve acontecer por conta do clima, que há seis anos não esteve tão propício para a qualidade da vindima no Rio Grande do Sul. É o que afirma a Vinícola Miolo. A safra deste ano deve superar até mesmo as safras de 2011 e 2012, que foram de qualidade excepcional, diz a empresa.

Até o momento foram colhidos 6,2 milhões de quilos de uvas, cerca de 2/3 do total previsto pela Miolo e, por isso, a empresa já prevê com segurança sua qualidade superior as demais.

O inverno de 2017, um dos mais amenos registrados nos últimos anos, inicialmente causou receio nos produtores, que temiam reflexos negativos na quebra da dormência das gemas das videiras, interferindo no volume de produção em 2018. Porém, segundo a vinícola, o bom estado fitossanitário da copa das videiras no pós-colheita de 2017 compensou a falta de frio e a brotação foi vigorosa e uniforme.

Devido ao frio reduzido durante o inverno, algumas variedades apresentaram menor número de flores por cacho, o que influenciou em um peso médio menor. Em compensação, proporcionou uma maturação com ótima qualidade e sanidade nas uvas precoces, normalmente de cachos mais compactados e suscetíveis às podridões.

As chuvas abaixo da média do verão também contribuíram para a boa safra, com reflexos positivos na qualidade e sanidade da uva. As temperaturas amenas noturnas estão sendo uma constante no período de maturação, com amplitude térmica média de 16 ºC, chegando em alguns casos a ultrapassar 20ºC, favorecendo, assim, o acúmulo de matéria corante nas variedades tintas.

Fonte: Revista Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.