café-robusta-web

SAFRA DE CAFÉ DEVE SUPERAR A MARCA DE 50 MI DE SACAS EM 2019

A produção de café beneficiado no Brasil, somando as colheitas do tipo arábica e conilon deve atingir o montante de 50,92 milhões de sacas neste ano, representando uma queda de 17,4% em relação à colheita do ano passado. Os dados são do 2º levantamento da safra, divulgado hoje (16), pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Segundo a companhia, a queda na produção deve acontecer devido à bienalidade negativa das lauras, fenômeno que reduz a produtividade das plantas. Apesar do recuo, a Conab ressalta que o Brasil seguirá como principal produtor mundial e maior exportador da cultura.

Neste ano, a colheita já foi iniciada e esta produção mantém-se como a maior dentro do período de bienalidade negativa. O café arábica, que representa uma produção de 72% do total e é mais influenciado pela bienalidade, deve alcançar 36,98 milhões de sacas, uma redução de 22,1% em comparação à temporada anterior.

Já a produção de conilon está estimada em 13,94 milhões de sacas, uma diminuição de 1,7% em relação a 2018. No caso do conilon, esta projeção deve-se principalmente à expectativa de redução de produção na Bahia e em Minas Gerais, que diminuíram área e apresentam menores estimativas de produtividades médias, e no Espírito Santo, que também diminuiu a produtividade devido ao clima.

A área total cultivada no país com as duas espécies totaliza 2,16 milhões de hectares. Deste total, 14,8% estão em formação e 85% em produção. Na safra atual, a área em produção foi reduzida em 1,1%, enquanto a área em formação aumentou 8,7%. Segundo o estudo, por se tratar de uma safra de bienalidade negativa, os produtores aproveitam para realizar tratos culturais nas lavouras e, consequentemente, diminuir a área em produção.

 

Fonte: Datagro


avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.