FEIJÃO-CAUPI-WEB

QUALIDADE FISIOLÓGICA DA SEMENTE

O feijão-caupi [Vigna unguiculata (L.) Walp] é uma leguminosa de ciclo curto e ampla distribuição mundial, presente, especialmente, nas regiões tropicais, tendo a África com o seu provável centro de origem.

Tal cultura se reveste de grande importância econômica, social e alimentar, pois se constitui em uma das principais fontes de emprego e renda da população rural, e a principal fonte de proteína vegetal para a população do semiárido nordestino onde é consumido diariamente na forma de grãos verdes ou secos em pratos variados, sendo cultivado, predominantemente, nas regiões Centro-Oeste do Brasil, além do Norte e Nordeste, com sua área cultivada estimada em torno de 1,5 Mha.

Os cultivos de feijão-caupi, especialmente em grandes áreas, passaram recentemente a utilizar, estirpes de Bradyrhizobium atualmente recomendadas para a inoculação do feijãocaupi – UFLA 3-84 (= SEMIA 6461), BR 3267 (= SEMIA 6462), INPA 03-11B (= SEMIA 6463) e BR 3262 (= SEMIA 6464) – contribuem positivamente para o fornecimento de N à cultura e, consequentemente, para o rendimento de grãos.

Essas novas informações, aliadas à difusão do uso de inoculantes para a cultura nas principais regiões produtoras, vêm paulatinamente proporcionando aumento na adoção dessa técnica entre os produtores. Entretanto, o uso de sementes com potencial fisiológico elevado é fundamental para o estabelecimento de qualquer lavoura, pois a utilização de sementes de baixo potencial de germinação e vigor reduzido originam lavouras com baixa população de plantas e consequentemente baixa produtividade.

O conhecimento dos fatores que influenciam na germinação torna-se de extrema importância, pois permite que os mesmos sejam controlados e manipulados para otimizar a percentagem, velocidade e uniformidade de germinação, resultando na produção de plantas mais vigorosas para plantio, com consequente minimização dos gastos com perdas por mortalidade De acordo com Santos; Sugahara; Takaki, (2005), a emergência das plântulas é uma fase crítica para o estabelecimento das plantas em condições naturais. É também um estágio decisivo, pois, em tal situação, os indivíduos são altamente vulneráveis aos estresses ambientais.

Somado a isso, a nutrição adequada proporciona a produção de sementes de melhor qualidade. Nesse sentido, Souza et al. (2015), relataram que a busca por componentes alternativos, ecologicamente viáveis e de baixo custo são de extrema importância para o desenvolvimento de uma cultura. A casca de arroz carbonizada e a manipueira é um exemplo, pois são resíduos de cultivos ricos em nutrientes.

Dessa forma, no presente trabalho objetivou-se avaliar o potencial fisiológico de sementes de feijão-caupi, produzidas no residual de diferentes adubações.

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.