drone_portal

PRESIDENTE DO SISTEMA FAMASUL DESTACA SUSTENTABILIDADE DA HIDROVIA DO PARAGUAI

Campo Grande / Mato Grosso do Sul (27 de novembro de 2015) – Mais importante que pensar na economicidade que existe neste tipo de modal de transporte na região pantaneira, estamos pensando na sustentabilidade da Hidrovia do Paraguai a médio e longo prazo. A afirmação foi feita pelo presidente do Sistema FAMASUL – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul, Mauricio Saito, durante a abertura do fórum 'Rumos da Hidrovia – Ações para o desenvolvimento sustentável do transporte no Rio Paraguai’, ocorrida na quarta-feira (25), no auditório do Nacional Palace, em Corumbá.

Diante de um público formado por lideranças políticas e rurais, Saito reforçou a importância do evento para o desenvolvimento do agronegócio, diante da questão da logística, considerada atualmente um dos principais gargalos do setor. "O fórum cria um ambiente de discussão e evolução na busca e encontro do melhor caminho para o transporte na hidrovia do Paraguai. O resultado das ações referentes ao uso sustentável deste modal refletirá não apenas nas regiões diretamente relacionadas à Hidrovia, mas também em todo o Centro-Oeste", reforçou Saito.

O almirante do Sexto Distrito Naval da Marinha, Petrônio Augusto, salientou a importância da iniciativa para a região. "Sabemos que o transporte de milhões de toneladas é economicamente viável e ambientalmente aceitável em relação às rodovias e ferrovias".

Durante o evento, foi lançado o projeto 'Cabeceiras do Pantanal', que tem como objetivo proteger as mananciais e áreas de preservação permanente e da região do Planalto da Bacia do Alto Paraguai. O lançamento do Fórum contou com a presença da diretora secretária do Sistema FAMASUL e presidente do Sindicato Rural de Coxim, Terezinha Cândido; do presidente do Sindicato Rural de Corumbá, Luciano Aguiar; do Sistema FAMATO – Federação da Agricultura e Pecuária de MT, Normando Corral; do presidente da Faems – Federação das Associações Empresariais de MS, Alfredo Zamlutti; da diretora do Departamento da América do Sul do Ministério de Estado das Relações Exterior, Eugênia Barthelmess; do prefeito municipal de Ladário, José Antônio Assad e Faria.

Participaram também da cerimônia, o presidente da CPTCP – Comisión Permanente de Transporte de la Cuenca del Plata, Luis Zubizarreta; do prefeito municipal de Corumbá/MS, Paulo Roberto Duarte; do presidente da FNTTAA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins, Ricardo Leite Goulart Ponzi e o presidente da Rede Mato-grossense de Televisão, Zilmar Melatte.

Programação – Nesta quinta-feira (26), as atividades terão início a partir das 8 horas com o painel que apresentará a ‘Situação atual, desafios e perspectivas 2015/2025: uma visão do setor produtivo’. O evento será dividido em três momentos, primeiro será apresentado pelo presidente da FAMATO – Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso, Rui Carlos Ottoni Prado. O segundo debate será feito pelo presidente da Fiems – Federação das Indústrias do Estado de MS, Sérgio Longen e, na sequência, representando o sistema FAMASUL, o consultor de infraestrutura e logística da CNA – Confederação Nacional da Agricultura, Luiz Antônio Fayet.

No terceiro e último dia o painel abordará o setor de transporte com o presidente da CPTCP – Comisión Permanente de Transporte de la Cuenca del Plata, Luis Zubizarreta e encerrará as atividades com o  apresentação do presidente da FNTTAA – Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins, Ricardo Ponzi.

Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul – FAMASUL
famasul.com.br/

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.