Alimentos

PREÇOS GLOBAIS DE ALIMENTOS SOBEM PELO QUARTO MÊS CONSECUTIVO

Os preços mundiais de alimentos subiram pelo quarto mês consecutivo em janeiro, impulsionados por saltos nas cotações de óleos vegetais, açúcar e trigo, informou a agência de alimentos das Nações Unidas nesta quinta-feira (6).

O índice de preços dos alimentos da Organização para a Agricultura e Alimentação (FAO), que mede as variações mensais de uma cesta de cereais, oleaginosas, laticínios, carnes e açúcar, teve média de 182,5 pontos no mês passado, alta de 0,7% em relação ao mês anterior.

A FAO também previu que a produção de cereais deve ter atingido um novo recorde em 2019, com crescimento de cerca de 2,3% frente à safra de 2018.

O índice de preços dos cereais da FAO subiu 2,9% em janeiro, na comparação mensal, para o maior valor desde maio de 2018, com os preços de todos os principais cereais em alta, liderados pelo trigo.

O índice de óleos vegetais saltou 7% no mês passado, para o maior nível em três anos, enquanto o índice de preços do açúcar subiu 5,5% e o índice de laticínios teve alta de 0,9%.

Em contrapartida, o índice de preços da carne caiu 4,0%, encerrando 11 meses consecutivos de aumento, com queda em todas as categorias de carne, “pressionadas por menores compras, principalmente da China e do Extremo Oriente”, afirmou a FAO.

A FAO também divulgou uma nova projeção para a produção mundial de cereais, prevendo um recorde de 2,715 bilhões de toneladas este ano.

“A previsão deste mês permanece praticamente inalterada em relação a dezembro, já que as revisões para baixo na produção de trigo e arroz foram compensadas por ajustes para cima no milho e cevada”, afirmou a FAO.

Fonte: G1



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.