drone_portal

PERSPECTIVAS DE EVOLUÇÃO E MANEJO DA FERRUGEM ASIÁTICA DA SOJA NA SAFRA 2015/16

Embora o cenário ainda seja incerto, a antecipação no aparecimento de ferrugem asiática nesta safra 2015/16 emsoja já era previsto por pesquisadores da área, em decorrência do fenômeno El Niño. O inverno quente e úmido, aliado a disponibilidade de inóculo no ar e a presença desoja voluntária infectada torna possível ocorrerem infecções mais cedo do que em outros anos, principalmente na região sul do país.
O pesquisador ad hoc do Instituto Phytus, Ph.D Ricardo Balardin ressalta que a presença de inóculo em abundância no ar aliado às condições climáticas reinantes e previstas possibilita um índice de infecção elevado. Mesmo que infecções no período vegetativo demorem um tempo mais longo para se tornar visíveis, as aplicações de fungicidas devem ser iniciadas nos estádios vegetativos. Esta medida auxiliaria o retardamento da evolução da doença, possibilitando que a área foliar mantenha-se sadia por mais tempo.
Deste modo, alerta-se para o alto risco das infecções estabelecidas em proporção mais elevada no mês de janeiro. Na safra passada, o pico de infecção foi registrado em fevereiro de 2015. O pesquisador ainda atenta para o fato de que, devido às condições climáticas, haverá uma aglutinação de semeadura de soja, o que também pode facilitar a proliferação das doenças. Outro aspecto que tem sido observado diz respeito à densidade de semeadura mais elevada, que deverá dificultar as aplicações a partir da formação de vagens.
Neste contexto, a indicação é um plano de controle absolutamente preventivo, com início ainda nos estádios vegetativos que, em função da época de semeadura, pode ocorrer já a partir do mês de novembro, estendendo-se a dezembro e janeiro.
Fonte: Expresso MT

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.