SOJA-WEBB

PERDAS SEM REVERSÃO

O retorno das chuvas traz alento para agricultores da região de Ijuí que estavam preocupados com período de duas semanas de estiagem. Entre a noite de sábado, 30, e manhã de ontem, 31, choveu cerca de 50 milímetros em Ijuí, em torno de 70 em Bozano, 80 em Pejuçara, além de aproximadamente 40 milímetros em Augusto Pestana. Somado a isso, teve a chuva da terça-feira passada, que ficou entre 30 e 40 milímetros.

O responsável pelo escritório local da Emater em Ijuí, Edewin Bernich, explica que a grande maioria da soja apresenta bom aspecto, com metade em florescimento e outros 50% em granação. No entanto, mesmo com o acumulado e chuva dos últimos dias, existem áreas em que a recuperação de perdas não é mais possível.

Isso porque, em alguns locais os alagamentos provocados pelo excesso de chuva de dezembro e início deste mês causaram perda de 10 a 15% da oleaginosa. Após, teve o oposto, ou seja, as duas semanas sem precipitação também provocaram danos de aproximadamente 15% em algumas manchas de soja situadas em locais de pedregulho ou solo raso.

Diante disso, a Emater, em Ijuí, reduziu de 55 para 43 sacas por hectare a média esperada de rendimento da soja. Mesmo assim, a expectativa de produtividade está acima da média histórica, que é de 32 sacas por hectare no município.

Fonte: Rádio Progresso de Ijuí



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.