frutas-webbb

PERDA DE R$ 380 MILHÕES NO RS

Em 49 municípios situados na Serra Gaúcha, a Emater-RS estima que todas as frutíferas cultivadas na região devem apresentar quebra na safra 2015/2016, que podem variar de 17 a 71%, com exceção do morangueiro, que não registra perdas.

Entre outras culturas pesquisadas, a videira, que tem a maior área cultivada na Serra, deve apresentar queda de 65% na produtividade na safra 2014/15, o que representa cerca de 550 mil toneladas a menos da fruta no mercado, e um impacto financeiro direto de R$ 380 milhões.No caqui, a queda na produtividade poderá chegar a 71% e no kiwi, a 67%.

Para Enio Todeschini, agrônomo da Emater-RS, o esgotamento fisiológico das plantas foi o responsável pela perda de produtividade. Isso significa que as plantas perderam muitos nutrientes após resultados satisfatórios na temporada passada.  As reservas de nutrientes também foram afetadas pelo clima, que gerou o desfolhamento precoce das vinhas. O clima também contribuiu para uma safra menor. O inverno atípico causou uma brotação irregular e desuniforme das gemas de folhas e de flores.

Fonte: InfoMoney



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.