apoios_olivicultura_03

NOVA APOSTA NO RS

Uma nova oportunidade de investimento e crescimento para os produtores gaúchos ganhou destaque, nesta terça-feira (1º), na 38ª Expointer: o incentivo para a olivicultura. No auditório da administração do Parque Assis Brasil, foram assinados dois financiamentos do Banrisul para produtores que vão apostar nesta alternativa de fonte de renda.

O ato teve a participação do secretário da Agricultura e Pecuária, Ernani Polo, de representantes do Banrisul, Banco do Brasil, BRDE, Sicredi e demais entidades envolvidas no projeto. Polo lembrou que o Programa Estadual de Desenvolvimento da Olivicultura – Pró-Oliva foi lançado pelo governador José Ivo Sartori dia 29 de julho e ressaltou que esta é uma nova possibilidade aos agricultores gaúchos que começa a ser implementada da melhor forma possível.

- É uma oportunidade de diversificação que se inicia no Estado, e temos as mais variadas formas de apoio e financiamento – enfatizou.

Conforme o secretário, o Rio Grande do Sul tem todas as condições de produzir azeitonas e azeite (um símbolo de saúde em todo o mundo), a exemplo da Argentina e do Uruguai. Ele disse que o plantio de oliveiras no Estado começou em Caçapava do Sul e Cachoeira do Sul, mas há estudos indicando quais as melhores áreas para obter produtividade.

O empresário Raul Randon, um dos pioneiros no plantio de oliveiras no Estado, destacou que o mais importante é escolher a espécie a ser cultivada, assim como a terra adequada.

- Depois, tudo dá certo – garantiu.

Com sua experiência, ele estimulou os produtores presentes, afirmando que está muito satisfeito com os resultados alcançados.

Contratos

Os contratos assinados foram para financiamentos aos produtores João Verlanghi, de Formigueiro, no valor de R$ 75 mil, e João Menna Barreto, de Cachoeira do Sul, no montante de R$ 300 mil. Verlanghi já cultiva 15 hectares de oliveiras.

A estimativa é de que, até dezembro, o Rio Grande do Sul tenha 2 mil hectares de oliveiras plantados. Em 2014, foram fabricados no Estado 30 mil litros de azeite, e a previsão é de que em breve o Rio Grande do Sul se torne um novo pólo de produção de olivas e de azeite. Santana do Livramento, Cachoeira do Sul, Pinheiro Machado e Formigueiro estão entre os maiores produtores de oliveiras.

Agricultores interessados podem procurar o Banrisul, Banco do Brasil e Sicredi, e também a Secretaria da Agricultura e Pecuária ou a Cientec, para maiores informações sobre como investir na nova cultura.

Fonte: Assessoria Expointer



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.