SOJA-GRAOOSSS-WEB

MENOS SOJA EM SETEMBRO

A indústria de soja em Mato Grosso processou um volume 5% menor do grão em setembro, totalizando 759 mil toneladas. A informação é do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), que considera o movimento normal para o período. Em seu boletim semanal, o Imea destaca que, mesmo com a queda, o volume é maior que o registrado em setembro dos três últimos anos e as margens da indústria ainda são superiores às do ano passado.

- A demanda pelos derivados recuando desde o último mês vem pesando sobre a decisão de esmagar das indústrias. Somado a isso, é natural uma retração do volume esmagado nos últimos meses do ano e, por isso, a possibilidade de o esmagamento em outubro também recuar, mesmo que não seja de forma acentuada, é considerável – diz a instituição.

De acordo com o Imea, essa queda da demanda por derivados está associada à alta dos preços. O farelo de soja vem registrando elevações altas sucessivas desde o mês de junho. Neste mês, a cotação chegou ao maior nível desde 2012, com a tonelada cotada a R$ 1.239. O ritmo de valorização é superior ao de produtos como milho e o caroço de algodão.

Apesar disso, os técnicos descartam um movimento de baixa significativa dos derivados de soja ou mesmo do próprio grão.

- Em curto prazo, mesmo com um possível recuo no volume esmagado que possa reduzir a oferta do farelo, possíveis altas nas cotações do dólar ou mesmo da CBOT limitarão uma retração acentuada nas cotações dos derivados de soja em Mato Grosso – diz o boletim.

Só na semana passada, a cotação média da soja subiu 2,2% chegando a R$ 68,37 a saca de 60 quilos no estado. Um movimento registrado mesmo com a queda das cotações internacionais nos principais contratos na Bolsa de Chicago. A elevação do dólar e a baixa oferta do grão foram os fatores decisivos.

Fonte: Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.