drone_portal

Mato Grosso se destaca no setor da pecuária

Cuiabá / Mato Grosso (16 de outubro de 2015) - Nesta semana comemorou-se o Dia Nacional da Pecuária. Uma das principais atividades econômicas do país, a criação de bovinos em 2014 avançou 0,3% em relação a 2013, chegando a 212,343 milhões de cabeças de gado, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número mantém o Brasil na segunda colocação do ranking mundial de criadores de gado, atrás apenas da Índia.

O Brasil também está bem no quesito produção de carne bovina. O país é o segundo maior produtor de carne bovina do mundo, responsável por 17% da produção total e a previsão é superar os Estados Unidos até 2020. Além de produzir, os pecuaristas brasileiros são líderes no ranking mundial de exportação de carne bovina, de acordo com dados do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Para Mato Grosso, o dia 14 de outubro também é uma data importante. O Estado é um dos responsáveis pelos números positivos. Mato Grosso é o líder nacional de rebanho bovino, com 28,592 milhões de cabeças, o que representa 13,5% de todo o gado nacional. Pensando em contribuir com os pecuaristas do Estado, o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso (SENAR-MT) mantém 68 treinamentos gratuitos voltados para a cadeia da Bovinocultura de Corte.

Entre eles o de Inseminação artificial, Manejo de gado de corte, Manejo e recuperação de pastagens e Agente sanitário em saúde animal. "O treinamento de inseminação é um dos mais demandados ao Senar. Está sempre entre os 10 mais solicitados pelos Sindicatos Rurais. Foram realizadas 25 turmas nos primeiros oito meses deste ano, capacitando cerca de 500 pessoas sobre o controle de febre Aftosa, brucelose e outras doenças", revela a gerente de Educação Profissional Rural do Senar-MT, Tatiane Perondi.

O pecuarista ou o trabalhador rural também pode buscar conhecimento no ambiente virtual, por meios dos cursos disponibilizados pelo SENAR Central na modalidade de Ensino à Distância (EaD). São cinco cursos on lines disponíveis: Pastagens, Sanidade animal e tecnologias gerenciais, Nutrição animal, Melhoramento genético animal e Reprodução animal.
 
Para participar e preciso acessar o Portal do Senar EaD – treinamentos de Bovinocultura de corte http://ead.senar.org.br/cursos/bovinocultura-de-corte), fazer a inscrição e aguardar a início das aulas virtuais.
 
Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso – FAMATO
Foto: Rafael Manzutti
http://sistemafamato.org.br/

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.