pastagem01

MANEJO DE PASTAGENS

O Dia de Mercado da Pecuária de Corte, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com aFederação da Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (FAEAC), reuniu mais de 150 participantes, na última sexta-feira (29/07), em Rio Branco, no Acre. A programação do evento contou com palestras e debates sobre o atual cenário da bovinocultura de corte brasileira, principalmente na região Norte.

O presidente da FAEAC, Assuero Veronez, afirmou que, com 87% de área preservada, o Acre tem o desafio de aumentar a produtividade e o rebanho, sem ampliar os 13% de área disponível para produção.

- Mesmo com um rebanho pequeno, nosso estado produz uma carne com alta qualidade. Precisamos investir um pouco mais em tecnologia para alcançar índices zootécnicos cada vez melhores – disse Veronez.

Como produzir mais com menos; Melhoramento Genético – usando a genética para aumentar a produtividade e lucratividade dos rebanhos de corte; Manejo de pastagens e a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF); Reprodução Bovina – estratégias para melhorar a eficiência reprodutiva em rebanhos de corte, e Mercado Pecuário 2016/2017 e os riscos para a rentabilidade na pecuária foram os temas das palestras apresentadas durante o evento.

Para discutir manejo de pastagens, o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Ademir Hugo Zimmer, listou técnicas eficientes de plantio em propriedades com gado a pasto.

- A aplicação de técnicas e sistemas de plantio nas pastagens melhora a fertilidade do solo e é fundamental para obter rendimentos por animal e por área. Se o manejo for feito corretamente, a produção de carne brasileira pode aumentar em 30 a 40% – explicou o pesquisador.

Existem várias tecnologias indicadas para cobertura e restauração de pasto. Para Ademir, a estratégia de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (iLPF) tem sido uma boa opção em muitas propriedades do Acre. “O sistema une, em uma única área, a produção de grãos, fibras, madeira, energia, leite ou carne. Além de servir como manejo de pastagens, a técnica possibilita o aumento de produtividade e rentabilidade do produtor rural”.

O professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo (FMVZ/USP), Pietro Sampaio, falou sobre o tema Reprodução Bovina – Estratégias para melhorar a eficiência reprodutiva em rebanhos de corte. De acordo com ele, as ferramentas de melhoramento genético precisam ser utilizadas para tornar o Brasil mais competitivo.

- 90% da pecuária não usa inseminação artificial, apenas a monta natural e os touros utilizados na monta não possuem avaliação genética – afirmou Pietro.

Melhorar a qualidade do bezerro desmamado e investir em inseminação artificial foram os pontos frisados pelo professor durante a palestra. Em sua opinião, a alta eficiência reprodutiva ao desmame e aumento de lotação de vacas por hectare são complementares para tornar a pecuária de corte atrativa frente às outras atividades agropecuárias.

O Dia de Mercado foi encerrado com a palestra do consultor da Agroconsult, Maurício Palma Nogueira, sobre os riscos para a rentabilidade na pecuária. Para ele, os objetivos do setor são: reduzir ao máximo o tempo para abate – que diminui significativamente os custos fixos e indiretos de produção, além de permitir maior rotatividade do capital; aumentar o peso final da carcaça – por permitir máximo aproveitamento do potencial genético do animal e diluir os custos do bezerro, melhorando a eficiência reprodutiva das matrizes (fêmeas).

O consultor também apresentou os resultados do Rally da Pecuária 2016, que percorreu mais de 60 mil quilômetros para levantar dados sobre estratégias nutricionais, o uso de insumos tecnológicos e comercialização de animais. Os estados visitados pela expedição foram Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Rondônia e Acre.

Fonte: CNA



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.