Preço do Milho

GOVERNO DO RS LANÇA PROGRAMA PRÓ-MILHO

Aguardado pelos produtores gaúchos, o Programa Estadual de Produção e Qualidade do Milho (Pró-Milho RS) foi lançado oficialmente nesta sexta-feira (07/02) em Chiapetta, pelo governador Eduardo Leite. O objetivo do Pró-Milho é reduzir o déficit de aproximadamente dois milhões de toneladas de milho no Rio Grande do Sul e aumentar a renda dos produtores rurais. O anúncio do governo ocorreu durante a cerimônia da 9ª Abertura Oficial da Colheita do Milho no Rio Grande do Sul, realizada na Empresa Agrícola Chiapetta.

Presente ao evento, o secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr) Covatti Filho, destacou o empenho do governo em dar agilidade às demandas dos produtores.

“Este programa, junto com a modernização da legislação ambiental, vai diminuir a burocracia e vai dar a resposta aos agricultores que precisam investir nas suas propriedades”, disse o secretário da Seapdr.

O presidente da Emater/RS, Geraldo Sandri, garantiu o apoio da Instituição na implementação do Pró-Milho.

“A Emater ajudou a construir o Programa e agora ajudará a colocá-lo em prática”, assegurou Sandri.

Déficit de milho no RS

O Rio Grande do Sul responde por 6% da produção nacional de milho. Com 777 mil hectares de área plantada no Estado, a projeção inicial da Emater/RS-Ascar para esta safra, feita antes do período de estiagem, apontava para produção de 5,9 milhões de toneladas de milho. O volume é insuficiente para alimentar as cadeias produtivas de aves, suínos e bovinos, responsáveis por 10% do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado.

Pró-milho RS

Resultado de discussões ocorridas, no ano passado, no âmbito da Câmara Setorial do Milho, uma das 23 câmaras setoriais da Seapdr, o Pró-milho tem, basicamente, três eixos: produção; qualidade; crédito e comercialização.

O presidente da Associação dos Produtores de Milho do RS (Apromilho) Ricardo Meneghetti, destaca dois aspectos do Programa. O primeiro deles, diz respeito a habilidade do governo do Estado em aproximar todos os segmentos da cadeia produtiva do milho e conciliar seus interesses.

“O governo não tem dinheiro, mas colabora para colocar frente a frente todos os elos da cadeia produtiva do milho e isso é o que precisamos”, elogiou Meneghetti.

Outro ponto, que vinha preocupando o setor produtivo e que foi contemplado pelo Pró-Milho, diz respeito à qualidade do grão.

“A piora da qualidade não se dá na produção, mas no recebimento, secagem e armazenagem, por isso é fundamental financiamento para silos secadores”, disse o presidente da Apromilho, vinculando futuras construções de silos nas propriedades rurais ao apoio técnico da Emater/RS-Ascar.

“A Emater está conduzindo isso com maestria”, justificou Meneghetti.

O Pró-Milho terá desdobramentos na região. O gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, garantiu que o assunto será aprofundado em seminários, a serem planejados na região pela Emater/RS-Ascar e Seapdr.

Instituições que participam do Pró-Milho RS

O Programa reúne agroindústrias, cooperativas, sementeiras, Associação dos Produtores de Milho do Rio Grande do Sul (Apromilho), Associação das Empresas Cerealistas do RS (Acergs), Embrapa, Emater/RS-Ascar, Famurs, Instituto de Pesquisa Gianelli Martins, Conab, agentes financeiros Banrisul, Badesul, Banco do Brasil e BRDE, Sindicato da Indústria de Produtos Suínos (Sips), Fundo de Desenvolvimento e Defesa Sanitária Animal (Fundesa), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Organização das Cooperativas do Estado do Rio Grande do Sul (Ocergs), Associação Gaúcha de Avicultura (Asgav), Bolsa Brasileira de Mercadorias (BBM), seguradoras, Federação da Agricultura do Rio Grande do Sul (Farsul) e Sociedade de Agronomia do RS (Sargs).

Também participaram da cerimônia o senador Luis Carlos Heinze, deputado federal, Gerônimo Goergen, presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul, Ernani Polo, deputados estaduais Silvana Covatti e Zilá Breitenbach, prefeito de Chiapetta, Eder Luis Both, diretor técnico da Emater/RS-Ascar, Alencar Rugeri, gerente técnico da Emater/RS-Ascar, Rogério Mazzardo, gerente adjunto da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Vito Cembranel, e presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho), Alysson Paulinelli Abramilho.

Fonte: Emater



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.