GEADAS

GEADA ATINGE PARANÁ

Depois da brusca queda na temperatura na quarta-feira (27), os paranaenses acordaram com mais frio nesta quinta-feira (28). Apesar do frio intenso e da ocorrência de geadas localizadas principalmente no Sudoeste, Oeste, Sul e Centro-Sul do Estado, as principais áreas de milho safrinha registraram temperaturas mais amenas e, na opinião do meteorologista da Somar, Marco Antônio dos Santos, não devem ter riscos para a cultura.

- Apesar de que uma ou outra propriedade poderá registrar alguma perda localizada, visto que o milho está bastante debilitado por conta do forte estresse hídrico e térmico causado pela forte estiagem e temperaturas extremamente altas no mês de abril – explica.

Em Guarapuava, no centro-sul, segundo o vice-presidente do Sindicato Rural, Anton Gora, a geada foi bastante localizada e de leve intensidade. Em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, também teve a ocorrência de geada, mas para o presidente do Sindicato Rural, Gustavo Ribas Netto, ela foi mais fraca do que a expectativa.

- Registramos pontos localizados de geada. A preocupação é com os produtores de feijão que ainda estão com a lavoura implementada. Eles podem ter tido algum problema – comenta Netto. 

Em Cascavel, no oeste do Estado, geadas foram registradas em pontos isolados nas áreas mais baixas, mas nada que comprometesse as lavouras de milho safrinha.

- Um fato especial foi a ocorrência de um vento bastante forte que provocou o acamamento de milho. Nossa preocupação é perder o cereal que está na lavoura em um ano de baixa oferta e preços nas alturas – explica a economista do Departamento de Economia Rural (Deral) em Cascavel, Jovir Esser.

De acordo com o Instituto Simepar, em quase todas as regiões foram registradas temperaturas abaixo de 5ºC. Em Curitiba, a mínima foi de 2ºC. A menor temperatura foi em Guarapuava, onde os termômetros marcaram -0,4ºC, seguida de Entre Rios com 0ºC.

O meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Luiz Renato Lazinski, indica que ainda existe previsão de geada, especialmente para a região centro-sul do Estado, mas sem prejudicar as lavouras.

- Vai fazer muito frio, mas nada que cause impacto na produção – afirma.

A previsão é de mais frio para os próximos dias, com ocorrência de geadas nas regiões oeste, sudoeste, sul, centro, Campos Gerais e sul da região metropolitana de Curitiba.

Fonte: Gazeta do Povo



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.