SAFRA-SOJA-WEBB

FÔLEGO NO CENTRO-OESTE

Após enfrentar quebras importantes nas últimas safras, produtores goianos têm a chance de respirarem mais aliviados no ciclo recorrente. O Centro-Oeste brasileiro, de modo geral, tem registrado rendimentos satisfatórios no campo, o que motivou a consultoria INTL FCStone a aumentar, ainda nesta semana, sua estimativa de safra. Em Goiás, a produção subiu para 10,1 milhões de toneladas, contra 9,4 milhões de toneladas na revisão anterior.

Apesar do atraso no plantio e um início de safra com chuvas abaixo da média, o clima de janeiro e fevereiro de 2016 foi muito favorável ao desenvolvimento das lavouras e permitiu uma recuperação da umidade do solo e, consequentemente, da produtividade.

- Este é um período crucial para determinar a produtividade da soja, já que predomina a fase de enchimento de grãos, o potencial produtivo se recuperou e os resultados tem surpreendido os agricultores – explica a Coordenadora de Inteligência de Mercado da INTL FCStone, Natália Orlovicin.

Em estudo especial divulgado nesta sexta-feira (04), a consultoria explica que, mesmo com chuvas abaixo da média no início da temporada, foi possível um crescimento vegetativo de maneira saudável, potencializado pelas precipitações que vieram mais tarde.

- De acordo com a nossa análise de risco, a maior parte das microrregiões produtoras do estado apresenta um ‘baixo risco’ associado a perdas de produtividade por causa do clima, uma vez que o nível de precipitação normal é muito acima do necessário para o desenvolvimento adequado da safra- completa Natália.

O clima mais úmido no início deste ano também favoreceu Minas Gerais, que tem esperado rendimentos muito próximos da máxima já atingida no estado.

- A estimativa de produção é de pouco mais de 4 milhões de toneladas, com produtividade de quase 50 sacas por hectare – afirma a Coordenadora.

Dados: Bloomberg; Elaboração: INTL FCStone

‘Giro da Safra II – Minas Gerais e Goiás’ é o segundo estudo de uma série de relatórios que trazem classificações de risco criadas pela INTL FCStone a respeito da produtividade de cada microrregião, combinadas a dados climáticos do mês de janeiro de 2016 e às atualizações de acompanhamento de safra em parceria com a Expedição Safra, projeto realizado pelo Agronegócio Gazeta do Povo.

Fonte: INTL FCStone



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.