café-onde-web

ESTIMATIVA GLOBAL DE CAFÉ

O mercado do café poderia ficar apertado nesta temporada, levando em conta a previsão de aumento no consumo pela OIC (Organização Internacional do Café). Segundo relatório da companhia, enquanto o consumo têm permanecido praticamente estável nos principais países consumidores, o Japão teve alta de 2,4% e a demanda também tem subido em outros países asiáticos.

Ao longo da temporada 2015/16, que começou em outubro do ano passado, a OIC espera que o consumo mundial chegue a 152 milhões de sacas de 60 kg de café. Atingindo a maior alta de todos os tempos.

Estimativa de déficit

As estimativas dão suporte às ideias de um déficit de café nesta temporada.

Em dezembro do ano passado, a comerciante de café, Volcafe estimo o déficit em 2015/16 em 38,33 milhões de sacas, com base em uma previsão de produção de 150 milhões de sacas.

O USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) prevê o consumo global de café em 2015/16 em 148,3 milhões de sacas.

Aumento no consumo

Em sua previsão oficial para o ano civil de 2015, o consumo previsto pela OIC é de 152,1 milhões de sacas, acima das 150,3 milhões sacas de 2014.

Essa previsão demonstra uma ligeira desaceleração no ritmo de crescimento, mesmo porque a OIC recentemente aumentou suas expectativas de 2014 para uma demanda de 400 mil sacas.

E a taxa de crescimento foi em média de 2% mais alta ao ano nos últimos quatro anos.

Cresce demanda japonesa

- A demanda no maior consumidor do mundo, a União Europeia, estagnou ligeiramente em um número estimado de 42 milhões de sacas, com uma média de crescimento de 0,8% ao ano desde 2012, mas os EUA continuam a mostrar um aumento do apetite para o café, a uma taxa média de 3,2% para um número estimado de 24,4 milhões de sacas – disse a OIC.

A demanda do Japão também está subindo a uma média de 2,4% ao ano, com 7,6 milhões de sacas.

O consumo entre todos os países importadores de café é estimado em 104,9 milhões de sacas.

Importadores mostram demanda “dinâmica”

- Os países exportadores têm geralmente mostrado padrões de procura mais dinâmica nos últimos anos e essa tendência continuou em 2015 – disse a OIC.

A Organização prevê que em 2015 o consumo de café entre os países exportadores fique em 47,3 milhões de sacas, com uma taxa média de crescimento anual de 2,3% nos últimos quatro anos.

A demanda no Brasil, que tem o maior consumo de todos os países exportadores, desacelerou apenas 0,5% no período, mas na Ásia está crescendo.

O relatório da OIC demonstrou “Indonésia, Filipinas, Índia e Tailândia, todos crescendo entre 4,5 e 9%”.

Tradução: Jhonatas Simião

Fonte: Agrimoney



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.