drone_portal

ESPAÇO INDEFINIDO PARA O TRIGO

A combinação indesejável de frustração na colheita por dois anos consecutivos com preocupação sobre preço, liquidez de venda e risco climático poderão ter impacto negativo sobre a próxima safra de trigo brasileira. Levantamento do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada Esalq/USP aponta indefinição sobre a área a ser semeada.
No Rio Grande do Sul, o prejuízo com a safra 2015/2016 foi de R$ 1,2 bilhão por conta das perdas em quantidade e qualidade causadas pelos efeitos do El Niño.
Com "muita água para rolar" até o início do plantio em maio, intensificando -se em junho no Rio Grande do Sul , Hamilton Jardim, da Comissão de Trigo da Federação daAgricultura do Estado (Farsul), lista fatores que poderão influenciar na tomada de decisão.
O primeiro é o resultado da safra de verão. Se estiver capitalizado, o produtor deve se sentir incentivado a apostar nas culturas de inverno. O segundo sinalizador vem do indicativo da meteorologia sobre o clima, apontando novo El Niño ou La Niña. E há ainda a definição das políticas públicas que incluem o estabelecimento do preço mínimo a serem adotadas para o cereal.
No atual quadro, a tendência seria de diminuição, como ocorreu em 2015 em relação a 2014 completa Jardim, citando ainda os estoques mundiais elevados e a derrubada da taxação para exportação na Argentina.
Fonte: Zero Hora

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.