00ARROZ_11

ESCOAMENTO DE ARROZ

Atendendo ao pedido feito pela Farsul e Federarroz, com apoio da CNA, a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) promove nesta quinta (22) leilões de PEP (Prêmio para o Escoamento) e Pepro (Prêmio Equalizador Pago ao Produtor Rural) para o arroz. Serão leiloadas 300 mil toneladas, sendo 270 mil no Rio Grande do Sul e 30 mil em Santa Catarina. A solicitação foi feita para reduzir os estoques de passagem no Rio Grande do Sul.

Os leilões são necessários para escoar o excedente da produção do cereal no país e garantir ao produtor a recuperação do preço mínimo da saca de 50 quilos, que atualmente está cotada em R$ 36,01.

 “A colheita da nova safra ainda está por vir. Há muito arroz no mercado interno e os leilões serão fundamentais para salvar as lavouras do estado, que é responsável por mais de 60% da produção nacional”, explicou o assessor técnico da Comissão Nacional de Cereias, Fibras e Oleaginosas da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, Alan Malinski. 

O economista-chefe do Sistema Farsul, Antônio da Luz, lembra que este é o primeiro leilão de uma série e que a expectativa para os próximos é maior. Entretanto, ele ressalta que  para sua efetividade, a ferramenta precisa ser usada.

“Para o sucesso desses leilões, é fundamental a participação do produtor, em especial aqueles com contratos a honrar em um período próximo, e da indústria”, destaca.

O Mapa informou que já existe uma portaria que disponibiliza R$ 100 milhões para as operações, o que corresponde a aproximadamente a 1 milhão/1,3 milhão de toneladas.

Fonte: FARSUL



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.