Bacillus

EMBRAPA OFERTA CURSO SOBRE BACTÉRIA

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia promove entre os dias 22 a 25 de outubro de 2018 o II Curso sobre Produção de Bacillus thuringienses: da bactéria ao produto. Sob a coordenação da pesquisadora Rose Monnerat, o evento tem como objetivo principal capacitar pesquisadores, estudantes e profissionais do agronegócio na produção do microrganismo Bacillus thuringiensis, também conhecido como Bt (bactéria utilizada em pesquisas de controle biológico em todo o mundo há mais de 40 anos).

Inscrição e investimento

As inscrições para o curso estão abertas até o dia 15/10 ou até o preenchimento das vagas (num total de 20 participantes), sendo que o evento ocorrerá com o número mínimo de cinco pessoas. O processo de inscrição ocorrerá mediante o envio da ficha de inscrição, devidamente preenchida para o e-mail cenargen.cursos@embrapa.br . Após, será enviado boleto bancário, emitido pela Fundação Eliseu Alves, para o endereço eletrônico do inscrito, e o pagamento deve ser efetivado até a data estipulada no mesmo.

Para este curso será cobrada taxa de inscrição no valor de R$ 2.000,00 (dois mil Reias), pagos em parcela única. A homologação da inscrição será confirmada após o envio à Fundação Eliseu Alves do comprovante de pagamento.

A grande vantagem da Bacillus thuringiensis

A grande vantagem apresentada pela Bt é que ela é entomopatogênica, o que significa que é específica para controlar o inseto-alvo e, portanto, completamente inofensiva a qualquer ser vivo. Prova disso é que conta com aval da Organização Mundial de Saúde (OMS), que recomenda o seu uso até mesmo na água para consumo humano.

A Embrapa trabalha com Bacillus thuringiensis desde a década de 90, quando iniciou as pesquisas para a produção de inseticidas biológicos. A equipe da pesquisadora Rose Monnerat  já desenvolveu cinco bioinseticidas à base da bactéria: o Bt-horus, para o mosquito da dengue Aedes aegypti (2005); o Ponto.Final, para as lagartas que atacam culturas agrícolas (2009); o Fim da Picada, para borrachudos (2010); o Inova-Bti (2016) e o Strike Bio-Bti (2017), estes últimos também para o controle do mosquito Aedes aegypti.

Equipe de laboratório acreditado pelo INMETRO ministrará as aulas

A coordenação técnica do curso é da pesquisadora Rose Monnerat, responsável pelo Laboratório de Bactérias Entomopatogênicas (LBE) da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, localizado em Brasília – DF. O laboratório é acreditado desde 2014 pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia – INMETRO – na norma de qualidade ABNT NBR ISO/IEC 17.025, o que o torna apto a prestar serviços a instituições públicas e privadas do Brasil e do exterior. Também participam como instrutores os pesquisadores e técnicos Carlos Marcelo Soares, Lilian Botelho, Érica Soares Martins Queiroz e Paulo Martins Queiroz.

No conteúdo programático do curso, que tem um total de 28 h/aula, há aulas teóricas abrangendo diversos conceitos relacionados ao tema Bacillus thuringiensis, tais como Histórico, Aspectos gerais, Caracterização e Armazenamento; Produção (estrutura, meios de cultura, processos fermentativos); Formulação e Controle de qualidade. Já a parte prática inclui aulas de Produção em reator; Produção em baldes; Controle de qualidade e Testes de eficácia.

Fonte: Embrapa



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.