drone_portal

DOZE LABORATÓRIOS REALIZAM ANÁLISES DIVERSAS E PESQUISAS PARA MELHORAR PRODUÇÃO

Inovações tecnológicas e modernas técnicas de análises laboratoriais e pesquisas avançadas para fortalecer aagropecuária baiana. Essa é uma das prioridades do governo do estado, através da Secretaria da Agricultura do Estado (Seagri), por meio do Centro Tecnológico daAgropecuária da Bahia (Cetab). Localizado no bairro de Ondina, em Salvador, o Cetab conta com 12 laboratórios oferecendo diversos serviços exclusivos no estado e no mundo.
O Centro Tecnológico da Agropecuária da Bahia é referência na prestação de serviços especializados e pesquisa agropecuária que impactam significativamente no controle de doenças e pragas nas áreas vegetal e animal, além de análises de solo, controle de qualidade de alimentos e de classificação de produtos de origem vegetal. Para o secretário Paulo Câmera, a pesquisa é de fundamental importância para qualificar a produção.
“Com esse equipamento, colocamos à disposição do pequeno e médio produtor serviços especializados, com custo reduzido, permitindo que não só aumente a produtividade de suas culturas, como obtenha produtos sadios e de melhor qualidade”. Os laboratórios do Cetab são especializados nas áreas de Análise de Produtos das Abelhas, Análises deAgrotóxicos e Ecologia Química, Bacteriologia Animal, Biologia Molecular, Classificação de Produtos de Origem Vegetal, Cultura de Tecidos Vegetais, Entomologia, Fitopatologia, Parasitologia Animal, Sementes, Solos e Virologia Animal.
Além disso, dois laboratórios estão em processo de acreditação (reconhecimento), junto ao Inmetro, para a ISO/IEC 17.025, norma de padrão de qualidade voltada aos laboratórios de ensaios. Depois de concluída a implantação e credenciamento junto ao Ministério daAgricultura (Mapa), o laboratório de sementes será o único oficial na Bahia a realizar avaliação da qualidade física, fisiológica, genética e sanitária das sementes das principais lavouras do estado. De acordo com a chefe do Cetab, Graciele Siering, os laboratórios trabalham em rede multinstitucional, em parceria com instituições como a Embrapa, Universidades federais e estaduais
Compromisso
Pesquisadores investem tempo na busca dos melhores resultados
(Ufba e UFRB), Conselho Nacional de pesquisas (CNPq), Fundação de Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e órgãos do governo do estado, como a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), vinculada à Seagri. As pesquisas geraram nos últimos cinco anos um acervo de 243 trabalhos publicados em congressos, seminários, e revistas científicas nacionais e internacionais.
Fonte: Tribuna da Bahia

Fonte: Canal do Produtor



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.