colheita-soja-web

CLIMA FAVORÁVEL À SOJA

As chuvas estão satisfatórias e contribuem com o desenvolvimento da safra de soja2016/17 no Mato Grosso do Sul, de acordo com a Circular Técnica do Sistema de Informações Geográficas do Agronegócio (Siga MS). O levantamento, o primeiro divulgado em 2017 pela Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS), ainda detalha as condições climáticas registradas em dezembro passado nas lavouras de MS. Segundo a circular, o último mês de 2016 foi caracterizado pela ocorrência de pancadas de chuva localizadas, acompanhadas de descargas elétricas e rajadas de vento, resultado de instabilidade que vem definindo as condições do tempo em todo o estado de Mato Grosso do Sul. Para os três primeiros meses de 2017, segue a tendência de chuvas abaixo da normal climatológica nas biorregiões de Dourados e Naviraí, e chuvas acima ou cravadas na média histórica nas biorregiões de Paranaíba e São Gabriel do Oeste. Sendo assim, de acordo com o prognóstico climático, o mais provável é que o clima, assim como as chuvas, estejam dentro da faixa normal histórica para os meses de janeiro, fevereiro e março. Se essa estimativa climática se confirmar, as condições para a fase final de desenvolvimento das lavouras de soja e para a colheita da oleaginosa serão altamente favoráveis para os campos sul-mato-grossenses.

- A agricultura depende totalmente do clima e, agora, grande parte das propriedades do estado estão em fase final de enchimento de grão. Essa é uma fase em que a soja precisa de muita água para alcançar seu potencial de produtividade e, por isso, depende diretamente da boa regularidade de chuvas. Se observarmos as atuais condições climáticas, temos um cenário positivo e podemos esperar uma colheita recorde para o estado, assim como a Aprosoja/MS já projeta, de 7,8 milhões de toneladas – destaca o presidente da Aprosoja/MS, Christiano Bortolotto.

Ainda segundo o presidente, a colheita em Mato Grosso do Sul começará nos próximos dias, sendo que o maior volume de soja deve ser retirado das lavouras a partir do dia 25 de janeiro.



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.