Florada do Café

CHUVAS ALIVIAM LAVOURAS DE CAFÉ FACILITANDO FLORADA

As chuvas ocorridas no fim de setembro em boa parte das regiões de café arábica aliviaram produtores produtores rurais que estavam aflitos com o clima. O Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea), afirma que as precipitações foram volumosas especialmente na Mogiana (SP) e no sul e Cerrado mineiros. Isso deve favorecer a abertura de novas floradas e também o pegamento das flores que já se abriram.

Com isso, o setor deve seguir acompanhando o clima no país, uma vez que a continuidade das chuvas será essencial para o pegamento das flores e para o desenvolvimento dos chumbinhos da safra 2020/2021.

Quanto ao café conilon, o clima também favoreceu as lavouras do Espírito Santo. As estações de São Mateus e de Linhares registraram chuvas de, respectivamente, 23,4 milímetros e 15,8 milímetros entre os dias 23 e 30 de setembro, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As precipitações, apesar de não tão volumosas, aliviaram produtores.

Preços

Já o mercado do café na semana segue calmo devido à forte retração vendedora. Nesta terça-feira, 1º, o Indicador Cepea/Esalq do café tipo 6 bebida dura para melhor, posto na capital paulista, fechou a R$ 439,25 por saca, elevação de 1,4% em relação à terça anterior, 24. O Indicador Cepea/Esalq do tipo 6 peneira 13 do robusta subiu 2,2%, a R$ 298,17 por saca, na mesma comparação.

Fonte: Canal Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.