Soja Exportação

CHINA INTENSIFICA COMPRAS DE SOJA 2020 DO BRASIL

No mês de agosto os prêmios da soja ampliaram sua participação na formação do preço da soja de algo entre 8 a 10% para 14% a 15%. A explicação vem do economista e analista de mercado Camilo Motter, da Granoeste Corretora de Cereais e também pudera!

A posição de entrega agosto registrou do dia 1º ao dia 27 deste mês uma valorização de mais de 55%, passando de 90 cents para US$ 1,40 acima das cotações praticadas na Bolsa de Chicago. No mesmo intervalo, para outubro a alta foi de 42,11%, com o prêmio passando de 95 cents para US$ 1,35. Os valores consideram o porto de Paranaguá.

A concentração da demanda chinesa no Brasil e mais um estreito saldo ainda disponível no país para atender as exportações e a demanda interna criam um cenário bastante consistente e importante de fortalecimento desses valores. E são eles que têm sido um dos principais combustíveis para um bom ritmo dos negócios por aqui.

No entanto, o mercado já começa a registrar operações melhores e um pouco mais aquecidas para a soja da safra nova do Brasil. Os prêmios que variam ainda entre 45 e 50 cents sobre Chicago se mostram bastante atrativos para os importadores, principalmente os chineses, os quais agora enfrentam uma taxação sobre a soja dos Estados Unidos de 30% enquanto a guerra comercial continua.

“É óbvio que ainda há uma diferença brutal entre os prêmios para o produto disponível e safra nova, por isso que também há uma diferença de preço bastante substantiva entre safra velha e safra nova. O que segue muito atrativo para os compradores. Por isso esta semana temos tido uma presença maior de negócios da safra nova, a China veio mais forte comprando”, diz Motter.

Fonte: Notícias Agrícolas



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.