irrigação-webbb

ATLAS DA IRRIGAÇÃO

Uma reunião nesta quarta-feira (17), em Brasília, discutiu a elaboração do Atlas da Irrigação no Brasil. O estudo está sendo preparado pela FAO – Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura – a pedido do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

O atlas irá fazer uma radiografia da irrigação no país e apontar em que regiões esta técnica pode ser ampliada, indicando áreas prioritárias, onde a tecnologia pode ser mais ou menos intensificada e desenvolvida com maiores retornos econômicos, sociais e ambientais. O estudo será uma ferramenta importante para o Plano Plurianual do governo (PPA), que está em elaboração. O plano deve indicar um crescimento da área irrigada no Brasil dos atuais 6 milhões para 7,5 milhões de hectares.

O crescimento da irrigação, da forma que está sendo concebida pelo atlas, pode ter muitas vantagens.

- Uma delas é o aumento da produtividade, ou seja, maior quantidade produzida por hectare. Consequentemente, temos assim menor necessidade de abertura de novas áreas agrícolas – conta Maria Emília Borges Alves, chefe de divisão da Coordenação Geral de Irrigação e Estratégias contra a Seca do ministério.

A reunião desta quarta-feira contou com o secretário do Produtor Rural e Cooperativismo, Caio Rocha, técnicos do ministério, consultores que trabalham na elaboração do atlas e o representante da FAO no Brasil, Alan Bojanic. A previsão é que o estudo seja lançado até o final de março.

Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.