tempestade-clima-previsao-do-tempo

CHUVAS ISOLADAS ATINGEM O BRASIL

Sul

Os mesmo ventos no alto da atmosfera voltam a espalhar pancadas de chuva isolada pelo Sul. Não há previsão de grandes acumulados, a chuva ocorre principalmente a partir da tarde de forma rápida e isolada. A exceção fica por conta do oeste paranaense, onde há risco de chuva mais intensa, com muitas descargas elétricas, ventania e até granizo. Na metade sul gaúcha e no leste do Paraná fica com tempo firme. A amplitude térmica é grande mais uma vez, ou seja, o dia começa frio mas as aberturas de sol garantem elevação da temperatura ao longo do dia.

Sudeste

A chuva mais intensa prevista para segunda-feira ocorre no centro-leste mineiro. Os ventos úmidos de norte e as instabilidades no alto da atmosfera serão os principais combustíveis para a chuva. Na parte da tarde, o norte de São Paulo, cidades como Ribeirão Preto, Barretos e Jales também deve registrar pancadas de chuva rápidas e isoladas, mas que podem vir com descargas elétricas e ventania. Os ventos no alto da atmosfera combinado a umidade do oceano também volta a espalhar chuva pelo estado paulista. Tempo firme apenas na divisa do Rio de Janeiro com o Espírito Santo.

Centro-Oeste

A chuva mais uma vez ganha intensidade no Centro-Oeste. Grande parte da região tem previsão de acumulados entre 20 e 40 milímetros, ainda por causa dos ventos nos médios e altos níveis da atmosfera. O calor diminui um pouco devido às instabilidades.

Nordeste

O tempo fica nublado e com chuva a qualquer hora entre Ilhéus e Porto Seguro por conta de uma frente fria. No oeste baiano, sul do Piauí e Maranhão também tem condição para pancadas de chuva. Essas instabilidades no interior do Nordeste ocorrem principalmente por causa do padrão dos ventos no alto da atmosfera, um fenômeno conhecido como VCAN (Vórtice Ciclônico de Altos Níveis), que corresponde aos ventos a mais de 10km de altitude, girando no sentido horário e favorecendo a formação de nuvens carregadas.

Norte

Os modelos de previsão indicam chuvas mais expressivas entre o sul do Pará e do Tocantins ao longo da segunda-feira. Um dos principais sistemas que impulsionam essa chuva é conhecido como Alta da Bolívia, um giro anti-horário no alto da atmosfera que redistribui a umidade e o calor da região amazônica acaba favorecendo chuvas nas demais áreas do país. As demais áreas também podem registrar chuva, mas de forma isolada e rápida. O calor predomina em toda a região.

Terça-feira, 10
Sul
O dia é de temporais em todo o norte do Paraná. Há expectativa para elevados volumes de chuva com raios, granizo e fortes rajadas de ventos. No restante do Paraná, Santa Catarina e norte gaúcho, a chuva é mais fraca e isolada. Já entre a serra catarinense e grande parte do Rio Grande do Sul, o tempo fica firme e com temperaturas elevadas.

Sudeste

A terça-feira é mais um dia com possibilidade de chuva forte entre áreas da faixa norte de São Paulo, sul de Minas, Triângulo e centro-oeste mineiro. Os ventos no alto da atmosfera e a umidade que vem da Amazônia serão os principais combustíveis das instabilidades. Não se descartam chuvas expressivas também sobre a capital paulista. No Rio de Janeiro, Espírito Santo, norte de Minas e também na divisa com o Paraná são esperadas pancadas mais isoladas.

Centro-Oeste

O dia conta com áreas de instabilidade ainda mantendo a chuva em todo Centro Oeste. Atenção ao risco de fortes temporais entre Goiás e leste de Mato Grosso. As chuvas previstas são mais isoladas entre Mato Grosso do Sul e o oeste de Mato Grosso.

Nordeste

Tempo firme apenas entre o nordeste da bahia e Sergipe. Instabilidades no alto da atmosfera e a presença de uma frente fria na costa sul baiana voltam a contribuir para chuva no Nordeste. Principalmente o oeste da região segue com possibilidade para chuva mais expressivas, as demais áreas registram apenas chuva rápida e isolada. A exceção fica por conta do agreste e grande parte do sertão nordestino, onde o tempo fica firme.

Norte
A chuva perde um pouco de intensidade no Norte do brasil. A circulação conhecida como Alta da Bolívia se afasta da Região e diminui as instabilidades. Mesmo assim, há previsão de pancadas de chuva em todos os estado do Norte.

Fonte: Canal Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.