colheita-nova-web

PREVISÕES DE COLHEITA

A primeira previsão realizada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (imea) aponta que 68,6% das lavouras de soja em Mato Grosso devem ser colhidas até o final de fevereiro. Os técnicos do Imea observam que mesmo com o atraso do plantio neste ano a colheita será maior nos dois primeiros meses do próximo ano devido ao aumento da utilização de sementes de ciclo precoce.

Em levantamento divulgado nesta segunda-feira (16), os técnicos do Imea chamam a atenção para o fato de o plantio da soja ter se concentrado num período curto e tardio, uma vez que quase metade da safra foi semeada apenas na primeira quinzena de novembro.

Eles alertam que a situação é paradoxal, pois as chuvas elevadas em janeiro são vantajosas para as lavouras semeadas em novembro, que estarão no estágio de enchimento de grãos, o que pode colaborar para ganhos de produtividade. Em contrapartida, um possível excesso de chuvas na colheita pode afetar o rendimento da soja e atrapalhar o plantio da segunda safra.

Fonte: Revista Globo Rural



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.