milho-soja-WEB

SAFRA RECORDE DE MILHO E SOJA EM SANTA CATARINA

Mesmo com a diminuição de 5% na área plantada, o estado deve colher 36 mil toneladas de milho a mais do que o ano passado. Já a produção de soja cresceu 16%, o equivalente a quase 280 mil toneladas acima do total colhido em 2014.

- O custo aumentou um pouquinho, mas a produtividade está compensando – afirma o produtor José Antonio Chiochetta. 

Segundo os produtores, a dificuldade é armazenar a produção. Somando as colheitas de soja, arroz e milho, Santa Catarina deve produzir 6,2 milhões de toneladas de grãos. No entanto, só há capacidade para armazenar em torno de 70% deste volume.

- Santa Catarina é um grande consumidor [de grãos], mas como não tem como guardar a safra precisa vender e depois importar dos outros estados pagando um preço maior. Se tivesse capacidade de armazenamento poderia esperar o melhor momento pra comercialização – explica o coordenador de produção da Copercampos, Ricardo Saurin. 

No Oeste, em Chapecó, os produtores buscaram uma alternativa emergencial. Em algumas cooperativas, parte da safra está sendo armazenada em estruturas chamadas de “silo bolsa”. Elas são feitas de um plástico bem resistente, com capacidade de armazenar até 3 mil sacos de grãos cada. O produto pode ficar guardado no local por até um ano.

Fonte: G1

 



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.