agricultor-webbb

AGRICULTURA FAMILIAR

O mês de setembro se inicia com uma boa notícia para a agricultura familiar gaúcha. Nesta sexta-feira (1), a Secretaria Especial de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead) entregou três novas permissões de uso do Selo da Identificação da Participação da Agricultura Familiar (Sipaf) no Rio Grande do Sul (RS). O evento foi realizado no Pavilhão da Agricultura Familiar, montado dentro da Expointer 2017, e contou com a presença de representantes de três cooperativas que receberam em mãos a documentação do Sipaf.

- Realizar as entregas no espaço desta grande exposição é de suma importância, uma vez que o evento conta um pavilhão da agricultura familiar. Isso favorece ainda mais o conhecimento sobre o Sipaf pelos agricultores presentes que ainda não possuem o Selo, além do público circulante na feira que também tem a oportunidade de se informar – explica a consultora responsável do Sipaf, Simone Barreto.

A Cooperativa de Agricultores e Agroindústrias Familiares de Caxias do Sul (Caaf), a Cooperativa dos Apicultores e Fruticultores da zona sul (Cafsul) e a Cooperativa dos Suinocultores de Encantado (Cosuel) foram as beneficiadas. Os produtos contemplados são variados, dentre hortaliças, frutas e derivados, doces em compotas, licores e cachaças artesanais, leite e derivados, além de carne e cereais.

A Cosuel tem 4.430 associados no município de Encantado. Lá são processados diariamente 1 milhão de litros de leite, além de serem abatidos 2.700 suínos. O vice-presidente da cooperativa, Pasqual Bertoldi, falou sobre a conquista.

- Estamos muito felizes. Nós acabamos de completar 70 anos e ganhamos mais esse presente. O Sipaf é de extrema importância porque é o reconhecimento do nosso trabalho perante a comunidade brasileira. É como um Selo que mostra qualidade, mostra que a nossa forma associativa tem dado certo. -

Ainda no Pavilhão da Agricultura Familiar, a Sead promoveu uma oficina sobre o Sipaf. Simone Barreto possibilitou o diálogo com os presentes para explicar os mecanismos de solicitação. Destacou a importância da identificação para a diferenciar a produção de origem familiar rural e mostrar as os benefícios gerados pelo acesso à essa política pública.

Depois desta entrega, a soma dos beneficiados ultrapassa os 153 mil agricultores familiares pelo Brasil. Atualmente, o Sipaf identifica cerca de 27 mil produtos e tem 2.060 mil permissões de uso entregues.

Agenda Sipaf

Nos dias 4, 5 e 6 de setembro, será a vez de Cuiabá (MT), receber uma oficina do Sipaf. O evento será destinado à capacitação teórica e prática da equipe técnica da Delegacia Federal do estado do Mato Grosso (DFDA/MT), para os cooperados e público da agricultura familiar.

O objetivo das atividades é discutir temas relacionados ao Selo, além dos procedimentos necessários para obtenção e utilização da marca. As oficinas fazem parte de um pacote de ações realizadas em todas as regiões do país que já aconteceram no Rio de Janeiro, Amazonas e Sergipe. As próximas estão previstas para Petrolina em Pernambuco, no âmbito do Semiárido Show e Alagoas.  Saiba mais sobre o Sipaf aqui.

Sustentabilidade

Um dos desafios dentro do universo da agricultura familiar é a destinação correta dos resíduos. Quando não alcançada, coloca em risco a contaminação dos recursos naturais e a segurança alimentar. O assunto foi tema de um encontro interministerial do GT Matriz Produtiva dos Biodigestores, na tarde desta sexta-feira (1), na casa do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), dentro da 40ª Expointer. O diretor do departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural da Secretaria de Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário (Sead), Rodrigo Venturin, participou do evento e afirmou que a tecnologia de biodigestores, se aplicada na produção familiar, proporcionará economia para os agricultores.

Biodigestores são mecanismos que, por meio de processos anaeróbicos, eliminam os patógenos dos resíduos e dejetos, aceleram a decomposição da biomassa e ainda são capazes de gerar energia elétrica e térmica (biogás). Vários países já utilizam da tecnologia para a geração do biogás, no entanto, a produção em escala enfrenta algumas dificuldades, como falta de recursos.

Durante o encontro, outros três projetos do Programas Rurais Sustentáveis, preparados pelo BRDE, foram apresentados: Proteção de Nascentes – Jovem Produtor de Água; Alianza del Pastizal e de Combate às Perdas e Desperdício de Alimentos na Região Sul. “Viemos conhecer os projetos, os modelos que foram criados e também pudemos apresentar o que tínhamos a possibilidade de absorver, além de absorver novas experiências”, explicou Venturin. Participaram ainda os ministérios do Desenvolvimento Social (MDS) e da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

A Sead está presente na Expointer com o Pavilhão da Agricultura Familiar, que reúne 145 de agroindústrias e 47 de artesanatos rurais, plantas e flores. Envolve 1.340 famílias de 131 municípios gaúchos, além de seis expositores de Minas Gerais. A feira é realizada, em Esteio, município do Rio Grande do Sul (RS). A 19ª Feira da Agricultura Familiar é uma promoção do Governo Federal, por meio da Sead, e do Governo do Estado do Rio Grande do Sul, pela Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR) e Emater-RS.

Fonte: Portal do Ministério do Desenvolvimento Agrário



avatar

Envie suas sugestões de reportagens, fotos e vídeos de sua região. Aqui o produtor faz parte da notícia e sua experiência prática é compartilhada.


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.